Máquinas e Implementos

AGCO 35 anos: trajetória e revolução sustentável da agricultura brasileira

RODRIGO JUNQUEIRA
gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul

Em 2025, a AGCO, líder global em projeto, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão, celebra 35 anos de história. Presente em mais de 170 países, a empresa se consolidou como protagonista global no desenvolvimento de máquinas e tecnologias voltadas ao agronegócio. No Brasil, sua atuação está diretamente relacionada à evolução que o setor viveu nas últimas décadas.

De 1990 até os dias de hoje, a agricultura brasileira protagonizou um grande salto de produtividade e tecnologia. A produção de grãos no Brasil cresceu quase 500%, enquanto a área cultivada aumentou apenas 2,2% ao ano. A soja, por exemplo, saltou de 1,5 tonelada por hectare para mais de 4 toneladas por hectare, um avanço de 173%, segundo Estudo da Embrapa “Visão 2030: O Futuro da Agricultura Brasileira”.

Além disso, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país consolidou o cultivo de três safras por ano, com cerca de 30 milhões de hectares em sistemas contínuos de plantio e assumiu a liderança global em exportações de produtos como soja, carne bovina e frango.

Esse crescimento se deu, sobretudo, por meio de iniciativas como o melhoramento genético de sementes, mais produtivas e resistentes a pragas e condições climáticas adversas, adoção de práticas sustentáveis, como o plantio direto, que contribuiu para a preservação do solo e uso mais eficiente dos recursos naturais. Tecnologias de agricultura de precisão, como sensores e GPS, aliados à análise de dados, também permitiram um manejo mais eficiente e personalizado das lavouras.

E a AGCO esteve presente em cada uma dessas transformações. Com um portfólio que inclui suas marcas Fendt, Massey Ferguson, Valtra e PTx, a companhia impulsionou a transformação agrícola. Suas soluções ajudaram a mecanizar, digitalizar e tornar mais sustentável o processo de produção agrícola no Brasil e no mundo. Da introdução de tratores com piloto automático ao desenvolvimento de plantadeiras com sensores e controles de produtividade inteligentes, a AGCO antecipou tendências e respondeu às necessidades de produtores rurais de todos os perfis e regiões.

A sustentabilidade se consolidou como um dos pilares centrais da estratégia da AGCO, que estabeleceu metas ambiciosas de descarbonização, rastreabilidade, agricultura regenerativa, orgânica de alta produtividade, bem-estar animal, saúde do solo e segurança dos colaboradores. Suas tecnologias estão cada vez mais voltadas à produção de baixo impacto, com destaque para soluções que contribuem com o sequestro de carbono no solo, o uso eficiente de fertilizantes e o avanço da agricultura digital.

No foco dessa trajetória está o produtor rural. Para a AGCO, colocar o agricultor no centro de tudo significa desenvolver soluções que atendam à realidade do campo, respeitando as características regionais e fortalecendo a experiência com produtos descomplicados, confiáveis e acessíveis. Com cerca de 550 concessionárias na América do Sul, cinco unidades estrategicamente localizadas no Brasil e duas na Argentina, a AGCO se conecta diretamente com o produtor rural.

Investimentos nas fábricas de Mogi das Cruzes (SP), Canoas (RS), Ibirubá (RS) e Santa Rosa (RS) e inauguração do Centro de Transmissões Reman da América Latina, com sede em Jundiaí (SP), e do Centro de Desenvolvimento de Plantadeiras em Ibirubá (RS), garantiram a produção local de equipamentos inovadores, além da exportação de tecnologia brasileira para mercados estratégicos como Estados Unidos, Europa, África e América Latina, reforçando a importância do Brasil no desenvolvimento de tecnologia agrícola.

Ao completar 35 anos, a AGCO celebra um legado de inovação e confiança construído junto aos agricultores e reafirma seu propósito de alimentar o mundo de forma inteligente e responsável, colocando o agricultor no centro das decisões e da inovação.

Related posts

Compra de um trator é investimento que requer planejamento

carlos

AGRISHOW 2023: Gerdau anuncia vencedores da 35º Prêmio Gerdau Melhores da Terra

Mario

Show Rural COOPAVEL: Tecnologia exclusiva da Piccin é diferencial nos distribuidores de adubo

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais