CaféCooperativasEVENTOS - DESTAQUES

33º Seminário do Café se prepara para a 33ª edição nos dias 12 e 13 de novembro, em Patrocínio (MG)

Evento traz debates sobre inovação, sustentabilidade e o futuro da cafeicultura promovendo conhecimento, relacionamentos e oportunidades de negócios exclusivas. 

O município de Patrocínio (MG) – o maior em produção de café do Brasil –, recebe, nos dias 12 e 13 de novembro, o 33º Seminário do Café, um dos encontros mais tradicionais da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro. O evento acontecerá na Arena Cerrado, localizada no Parque de Exposições “Brumado dos Pavões”, reunindo produtores, técnicos, cooperativas, empresas, instituições de pesquisa e representantes do setor em dois dias de intensa programação. 

Com o tema “Tradição que se transforma”, o Seminário propõe uma imersão nos desafios e oportunidades que moldam o presente e o futuro do agronegócio. A programação inclui painéis técnicos, experiências de campo, oportunidades de negócios, lançamento de tecnologias e momentos de relacionamento. Além disso, os visitantes estarão em contato direto com as empresas patrocinadoras e expositoras, que apresentarão soluções e condições comerciais exclusivas durante o evento. A realização acontece quando os produtores se preparam para a safra futura, tendo em vista à floração das lavouras, possibilitando melhor planejamento e investimentos. 

Entre os painéis confirmados, estão temas de grande relevância para o produtor rural, como os impactos da reforma tributária no agronegócio, o uso de ciência e dados na irrigação inteligente, a fisiologia do cafeeiro frente às mudanças climáticas, o comportamento do mercado de café e o futuro da cafeicultura brasileira. 

O evento contará com a presença de nomes reconhecidos no agronegócio, como Marcos Antônio, da Rural Clima, que falará sobre previsões climáticas; Gil Barabach com cenário e perspectivas do mercado de café; Hudson Lima, Diretor de Consultoria Tributária da Lacerda Diniz Machado; Sidneia Fernandes, especialista em Direito Tributário e contadora; Prof. Dr. Cláudio Pagotto Ronchi, pesquisador da UFV; Rodrigo Willian Gomes, Head Comercial Regional da iCrop; Simão Pedro de Lima, Diretor-Presidente Executivo da Expocacer; Alê Delara, fundador da Pine Agronegócios; João Cruz Reis que abordará sucessão estratégica; João Paulo Felicori falará sobre clones de café arábica, Robson Maurício trará informações sobre investimento em citrus como alternativa para áreas de geadas. A programação ainda conta com pesquisadores da Fronterra e da C3 Consultoria que compartilharão conhecimento com produtores em mesas redondas.  

Palco de interação, valorização e conexões 

Complementam a programação o Espaço de Negócios com estandes e condições comerciais exclusivas, o 7º Encontro Mulheres que Inspiram o Cerrado, que acontece no dia 12 de novembro com uma programação exclusiva valorizando a trajetória das mulheres do café da Região do Cerrado Mineiro e o 7º Prêmio Produtividade Café ACARPA

A Comenda Alysson Paolinelli, dedicada a homenagear cafeicultores que contribuem para a evolução e fazem parte da história de sucesso da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro, será concedida ao cafeicultor, Ricardo dos Santos Bartholo. 

A área externa, nos gramados do Parque de Exposições, receberá exposição de máquinas e tecnologias consolidando o local como ambiente de negócios. 

Plataforma para informações e credenciamento 

O Seminário 2025 será exclusivo para produtores rurais e empresas parceiras. O acesso dos produtores ocorrerá por convites disponibilizados pelas empresas expositoras, garantindo um público qualificado e ampliando as oportunidades de negócios e relacionamento. 

Para saber mais sobre os convites e o acesso à programação completa, a ACARPA, disponibilizou uma plataforma exclusiva: www.seminariodocafe.com.br . Por ela é possível acompanhar as novidades e obter as informações. 

A ACARPA (Associação dos Cafeicultores de Patrocínio), organizadora do evento, destaca que o Seminário tem como propósito promover conhecimento, fortalecer conexões e impulsionar a sustentabilidade na cafeicultura regional. “O produtor é o centro de tudo. Nosso objetivo é oferecer um espaço onde ele se sinta valorizado, informado e preparado para os novos desafios do campo”, afirma Osvaldo Ninin, presidente da ACARPA. 

Parcerias que transformam e fortalecem a tradição 

Para a realização do evento, grandes marcas e entidades se uniram à ACARPA como patrocinadoras e se preparam para receber os produtores, são elas: Biofértil, Prefeitura Municpal de Patrocínio; Sicoob Coopacredi; 4 Folhas; Solo Vivo; Agrocafé; Banco do Brasil; Cimoagro; Ecobility; Expocacer / Dulcerrado; Floema; LS Tractor / Olimaquinas; Maqnelson; Motominas; Onnet; Oxbo; Park Máquinas; Regional Tratores; Sagra; Sebrae; TL Máquinas; Veloso Green Coffee; Inova Agronegócios; Bioturfa; Mapa Dados Estratégicos; Hortsoy; Corgo Coffee; Valoriza. Como apoiadoras, o evento conta com: F5; ICrop; Sacoman Paisagismo; Diversão Park e Restaurante Recanto. 

Related posts

Gestão de risco no campo: Sicredi registra crescimento de 31% nas contratações de apólice no seguro agrícola em 2021

Mario

AMOG sedia Encontro de Produtores de Café em Guaxupé (MG)

Mario

Em novo formato, 2ª ALTA CAFÉ supera expectativas e negócios chegam a R$ 173 milhões

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais