CIRCUMVENT® CML oferece proteção contra Circovírus suíno tipo 2, Mycoplasma hyopneumoniae e Lawsonia intracellularis; novidade já está disponível para produtores
A MSD Saúde Animal acaba de lançar oficialmente no mercado a primeira e única vacina que protege contra três dos principais causadores de doenças em suínos com uma única injeção, a CIRCUMVENT® CML.
Ela chega com a proposta de proporcionar uma melhor experiência para as pessoas e para os animais, inovando no processo de imunização contra doenças de grande impacto sanitário e produtivo: Circovírus suíno (PCV2), Mycoplasma hyopneumoniae e Lawsonia intracellularis.
Com apenas uma dose de 2 ml para suínos a partir de três semanas, a nova vacina valoriza o bem-estar animal, uma vez que, com menos injeções, reduz as chances de desconforto, dor, propagação de agentes causadores de doenças entre suínos e reatividade pós-vacinação. Além disso, com menos vacinas em estoque, valoriza as práticas sustentáveis.
Também otimiza o trabalho dos vacinadores, com menos tempo dedicado e menos manuseio de frascos. “É uma vacina pronta para uso, com eficácia e segurança atestadas por estudos clínicos. Uma solução inédita para uma proteção robusta contra três dos principais patógenos causadores de doenças em suínos. Tudo isso com menos estresse, menos trabalho e menos desperdício”, afirma Leonardo Rossi, gerente técnico nacional da unidade de negócios de Suinocultura da MSD Saúde Animal.
As vacinas conjugadas seguem um rigoroso processo de desenvolvimento, no qual os níveis de antígeno são cuidadosamente equilibrados para garantir que a eficácia permaneça igual ou superior às vacinas monovalentes. “Isso aumenta a complexidade do desenvolvimento desse tipo de vacina, mas a MSD tem bastante experiência nesse aspecto, o que reflete no portfólio com várias vacinas multivalentes”, pontua Leonardo.
Inclusive, o profissional destaca que as vacinas polivalentes representam um ganho importante para otimizar o processo de vacinação na suinocultura. “Economizam tempo e recursos, além de garantir uma proteção eficaz e abrangente contra diversas doenças. Fortalecer a imunidade dos animais de forma mais eficiente impacta também no uso prudente de antimicrobianos, diminuindo a resistência antimicrobiana e garantindo a segurança alimentar.”

Doenças de alto impacto
As doenças infecciosas representam um dos maiores desafios para a suinocultura, impactando diretamente a produtividade e a rentabilidade das granjas. Entre os patógenos mais relevantes, o Circovírus suíno tipo 2 (PCV2), Mycoplasma hyopneumoniae e Lawsonia intracellularis destacam-se por sua alta prevalência e pelos significativos prejuízos econômicos que causam na produção animal.
O PCV2 pode causar diversas síndromes, como a Síndrome Multissistêmica de Emagrecimento de Leitões Desmamados (SMED), Síndrome da Dermatite e Nefropatia Suína (SDNS) e outras doenças respiratórias e reprodutivas. Já Mycoplasma hyopneumoniae é uma bactéria que causa a pneumonia enzoótica suína, uma doença respiratória crônica e altamente contagiosa entre os animais.
E a Lawsonia intracellularis é uma bactéria que causa a Enteropatia Proliferativa Suína, também conhecida como ileíte, que afeta principalmente o intestino delgado, causando espessamento da mucosa e problemas digestivos. A infecção pode levar a perdas econômicas significativas devido à diminuição do ganho de peso, diarreia e, em alguns casos, mortalidade.
Um estudo pós-registro conduzido pela MSD Saúde Animal demonstrou a eficácia da CIRCUMVENT® CML contra essas doenças. A vacina impactou na redução da viremia e depleção linfoide decorrentes da infecção pelo PCV2. Além disso, reduziu significativamente as lesões pulmonares após o desafio com M. hyopneumoniae.
Os suínos vacinados com a nova vacina também reduziram as lesões associadas à ileíte, em comparação com os não vacinados, após um desafio com a bactéria viva virulenta Lawsonia intracellularis. O nível de anticorpos contra a bactéria foi significativamente maior nos suínos vacinados.
“Desenvolvida nas instalações da MSD Saúde Animal nos EUA, a CIRCUMVENT® CML é uma vacina 3 em 1 que garante mais conforto aos animais e aos trabalhadores nas granjas, mais conveniência e, acima de tudo, a mesma confiança que as vacinas monovalentes. A proteção contra PCV2, M. hyopneumoniae e Lawsonia intracellularis em uma única injeção reduz a mão de obra e facilita o processo de vacinação, ao mesmo tempo em que protege o rebanho”, conclui Leonardo.