NOTÍCIASPolítica Agrícola

IZ completa 114 anos em comemoração que lembra tradição centenária, aliada à modernidade de suas pesquisas

Instituto inaugura laboratório na área de forragicultura para ampliar pesquisas em sistemas integrados de produção, tendência para a pecuária nacional.

O aniversário de 114 anos do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi marcado pela comemoração a sua tradição centenária em pesquisa e o olhar no futuro, com a inauguração do novo Laboratório de Forragicultura, que será usado para o desenvolvimento de novas pesquisas na Produção Animal em Sistemas de Pastagens e nos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, tendência para a pecuária nacional, que reúne sustentabilidade ambiental e lucratividade dos pecuaristas. O evento contou com a presença da secretária executiva da Secretaria de Agricultura, Gabriela Chiste.

O novo Laboratório de Forragicultura do IZ ampliará a capacidade de análise do Banco Ativo de Germoplasma (BAG-IZ), único em diversidade de espécies forrageiras tropicais da América Latina. A reestruturação do espaço contou com investimento de R$ 602.889,92, provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que em 2018 aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa do IZ (PDIP/IZ), aportando o total de R$ 11,665 milhões ao instituto de pesquisa paulista.

A readequação da estrutura possibilitou modernizar os equipamentos, a estrutura civil e elétrica. A atualização colabora para ampliar as parcerias com empresas públicas e privadas, para desenvolver pesquisas estratégicas com lançamento de novos cultivares de gramíneas, usadas na alimentação animal. De acordo com Luciana Gerdes, pesquisadora do IZ e diretora do Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagem, o novo laboratório ampliará a capacidade de análises dessas plantas, permitindo maior eficiência e qualidade nos resultados das pesquisas que envolvem novas cultivares. Saiba mais sobre o novo Laboratório do IZ e das pesquisas em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.

Durante a cerimônia de aniversário, Gabriela Chiste, afirmou que a pesquisa científica está no cerne da Secretaria de Agricultura e que o IZ é de vital importância para a SAA, Governo do Estado de São Paulo e pecuaristas do Brasil e do exterior.

Em seu discurso, Gabriela afirmou ainda que a grande missão da Secretaria é levar as tecnologias desenvolvidas em suas unidades de pesquisa para aqueles que precisam. “Temos diversas tecnologias e inovações, mas precisamos fazer com que elas cheguem àqueles que precisam. Temos a missão de dar acesso, de difundir esses trabalhos para os produtores rurais”, afirmou.

O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Antonio Batista Filho, também lembrou em seu discurso da tradição dos IZ e dos outros cinco institutos de pesquisa ligados à Agência, que, juntos, somam 517 anos de pesquisa científica, mas lembrou dos mecanismos legais atuais que desburocratizam e incentivam a parceria dos institutos públicos com a iniciativa privada, fomentando a inovações tecnológicas em São Paulo.

“Temos uma das legislações mais avançadas nessa área, que permite a integração da pesquisa com o setor privado, gerando receita para os próprios institutos e equipe de pesquisadores envolvidos no desenvolvimento das tecnologias. Olho isso com muito otimismo. Precisamos nos integrar. Ninguém faz nada sozinho. Juntos, somos melhor que só”, disse.

O diretor-geral do IZ, Luiz Marques da Silva Ayroza, traçou as principais metas do Instituto para o período de 2019 a 2022. Segundo ele, o IZ tem como meta incentivar e desenvolver um amplo de trabalho de integração com as demais unidades da Secretaria de Agricultura, como os Institutos e Polos Regionais da APTA, Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

Além disso, diminuir a distância entre o conhecimento gerado pela pesquisa e a aplicação prática no campo, unindo as duas pontas: pesquisa e produtor rural. “Temos como foco aumentar a produtividade e levar inovações tecnologias ao campo, capacitar o produtor, para que ele seja cada vez mais eficiente e busque permanentemente a inovação e a harmonia na questão ambiental. Temos ainda, foco na saudabilidade dos alimentos, estabelecimento de parcerias com empresas privadas e em dar condições para o Programa de Pós-Graduação do Instituto”, listou o diretor.

A cerimônia de aniversário também contato com a participação de Wagner Morais, secretário de Governo e representante do Prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamin Bill Vieira de Souza, Eudice Leite, representando o Deputado Estadual Cauê Macris, Gilberto Bufarah, representando o prefeito de Sumaré (SP), Luiz Dalben, Edson Barros de Souza, secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins de Nova Odessa, e Vagner Barilon, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Odessa.

 

FONTE: Fernanda Domiciano e Lisley Silvério – Assessoria de Imprensa – APTA

Related posts

Biogénesis Bagó lança projeto de extensão rural “Na Estrada 4.0”

Mario

Coopercitrus inaugura sua 1ª unidade no Mato Grosso com foco em tecnologia agrícola

carlos

Novo Pronampe e as cinco ações antes de buscar crédito empresarial

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais