Image default
Café

Avança Café Viçosa: Modernizar e acelerar o desenvolvimento de tecnologia na produção cafeeira

O programa Avança Café Viçosa tem a chancela da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em parceria com o CENTEV – Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa. O objetivo é desenvolver novos negócios que possam agregar tecnologia à cadeia produtiva do café. Modernizar a produção cafeeira através de soluções tecnológicas, sejam elas, por meio de processos digitais ou de automação. Para isto, o Programa quer reunir pessoas que possam, por meio de startups, desenvolver idéias que possam auxiliar no processo, desde a produção de insumos, plantio, colheita, até a comercialização. A Embrapa incentivar a criação de empresas para solucionar os problemas da agricultura e alavancar o mercado agrícola voltado para a produção de café.

O trabalho é diretamente ligado a EMBRAPA Café, que tem sede em Brasília (DF). Outros programas para o homem do campo estão sendo desenvolvidos pela Empresa Brasileira, como é o caso do Ideas for Milk, para atender a produção leiteira, este programa já está na segunda edição.

Esta será a primeira vez que o Programa Avança Café acontece e as dinâmicas vão reunir em Viçosa e em Lavras especialistas, o pessoal da tecnologia e os produtores rurais, para que possam trocar idéias. “Os técnicos vão entender os problemas e as dificuldades enfrentados na cafeicultura”, disse a Engª Agrônoma Sara Nacarate, coordenadora do Programa Avança Café.

Na programação são duas etapas. A primeira é chamada de prospecção de projetos, onde serão realizadas palestras, visitas ao campo e a formação de equipes para buscar as soluções dos problemas. Na segunda etapa acontece uma imersão de doze semanas, onde os projetos inscritos saem do papel e serão transformados em tecnologia para ir para o mercado. Esta é a etapa de aceleração com o desenvolvimento da idéia, a metodologia será da startup enxuta, que vai da teoria para o momento prático, as empresas vão ter os seus processos validados em todas as etapas.

Assim, teremos problemas definidos, com soluções objetivas e uma visão ampla do mercado, para que as empresas desenvolvidas estejam aptas à comercializar os seus produtos. A tecnologia desenvolvida será das próprias empresas, cabendo a EMBRAPA e ao CENTEV o mérito de promover um programa para auxiliar no desenvolvimento de empresas de tecnologia voltadas para facilitar a vida do produtor rural e neste caso, aqueles relacionados com a cultura cafeeira.

O evento de lançamento acontece no dia 14 de março, na UFV, com a presença de representantes da EMBRAPA e do CENTEV. O público será de estudantes e especialistas da cadeia produtiva do café.

O Programa Avança Café vai oferecer um ambiente favorável para facilitar informações técnicas e orientações administrativas visando que os produtos gerados aqui possam literalmente dar bons frutos e proporcionar sucesso tanto para o produtor rural, como para as startups e para o Brasil, melhorando a qualidade e quantidade do café produzido. Em breve será anunciada qual vai ser a premiação para as melhores tecnologias.

Fonte: Sara Nacarate – Engenheira Agrônoma / Coordenadora do Programa Avança Café
Tais Falquer – Secretaria Executiva – Agente de Aceleração.

Related posts

[NECAF – UFLA] – Bicho-Mineiro: Não deixe esta praga “minar” seus lucros.

Mario

Sistema FAEMG SENAR participa de debate sobre trabalho decente na cafeicultura

carlos

[Davi Moscadini] – Adubação nitrogenada de inverno, uma abordagem científica.

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais