Programa de pré-aceleração de startups, Avança Café busca identificar inovações para a cadeia produtiva.
Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Programa Avança Café, programa de pré-aceleração de startups, que busca identificar e impulsionar soluções inovadoras para a cadeia produtiva do setor.
O programa é voltado para equipes de três a seis integrantes, com idade mínima de 18 anos, e destinado a uma ampla diversidade de perfis. Eles vão desde estudantes de ensino médio, cursos técnicos, graduação e pós-graduação até professores, pesquisadores, técnicos, produtores, empresários e profissionais autônomos interessados em desenvolver soluções tecnológicas para o setor cafeeiro. Não é necessário ter uma empresa formalmente constituída.
Durante 12 semanas de capacitação intensiva, os participantes terão acesso a workshops, palestras, painéis, mentorias especializadas e conteúdos práticos sobre o desenvolvimento de negócios de base tecnológica.
O foco é transformar ideias em startups com alto valor agregado, seja por meio de novos produtos, processos ou serviços voltados para a cafeicultura. Nesta edição, as equipes com melhor desempenho concorrerão a uma premiação total de R$ 42 mil, patrocinada pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), como incentivo para a continuidade dos projetos.
Para o pesquisador Antonio Heberlê, líder do Programa na Embrapa, o incentivo do Avança Café no nascimento de empresas está consagrado e já impacta diretamente a cafeicultura nacional. Ele exemplifica com a recente premiação recebida por uma startup que surgiu na edição do Avança Café de 2019.
“A CertifiCafé acaba de vencer o AgriMatching 2025, uma das mais importantes competições de startups voltadas ao reconhecimento e ao incentivo às inovações que promovem a sustentabilidade e a eficiência na produção agrícola. A CertifiCafé já ocupa posição de destaque, sendo uma das principais certificadoras de cafés do Brasil, com uma base de clientes em cerca de 27 mil propriedades”, afirma.
Na UFV, o Avança Café é executado por meio do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e, na UFLA, pelo Parque Tecnológico e Científico da Universidade Federal de Lavras (IpêTech Lavras). O programa é coordenado pela Embrapa Café com recursos do Consórcio Pesquisa Café. Nas seis edições anteriores, as ações de sensibilização e prospecção alcançaram 14.498 pessoas. No total, foram oferecidas 1.589 horas de qualificação que resultaram em 75 projetos voltados para a cafeicultura acelerados.
Os interessados podem acessar o edital completo e realizar a inscrição, até o dia 20 de agosto, pelo site do Avança Café.
Assista abaixo o vídeo de lançamento da 7ª edição do Avança Café.