Comércio ExteriorHortiFrutiPolítica Agrícola

Defesa garantirá medidas para exportação de Abacate Hass para Chile e Japão

Em março de 2023, servidores da Defesa Agropecuária foram capacitados para identificarem e monitorarem praga na cultura de abacate

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) a partir do seu Centro de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV) irá, por meio de ações de fiscalização, a partir de 2025, aplicar medidas para garantir a exportação do Abacate variedade Hass para o Chile e também para o Japão. A decisão surge após acordos realizados entre o Órgão Nacional de Proteção Fitossanitária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) com os respectivos órgãos dos países importadores.

“A expectativa é que em 2025 as exportações de abacate da variedade Hass aumentem e, considerando que o Estado de São Paulo é o maior produtor brasileiro, espera-se que esse nicho da fruticultura colabore com o aumento do PIB estadual”, comenta Cristina Abi Rached lost, engenheira agrônoma e gerente dos Programas Estaduais de Certificação Fitossanitária e de Exportação de Produtos Vegetais.

Para atender as exigências dos países que irão receber o fruto a partir do próximo ano, serão adotadas medidas fitossanitárias para evitar a introdução de pragas ausentes em ambos os territórios.

Dentre as medidas previstas estão à implantação de um manejo de mitigação de risco para a broca dos frutos (Stenoma catenifer) para as exportações para o Chile e o controle e monitoramento dos estágios de maturação dos frutos, visando evitar a introdução da mosca do mediterrâneo (Ceratitis capitata) no Japão.

“Por se tratar de medidas continuas e que necessitam de acompanhamento de campo, a Certificação Fitossanitária de Origem é o que embasará o cumprimento dos requisitos. A Defesa Agropecuária ficará responsável por garantir o cumprimento dos requisitos impostos para tornar possível os envios certificados”, destaca Cristina.

Os procedimentos de fiscalização para o Chile já foram finalizados e as propriedades já iniciaram as inscrições junto as Regionais da Defesa Agropecúaria para cumprimento dos prazos previstos nos requisitos. Os documentos necessários e procedimentos estão já disponíveis no site da CDA e podem ser acessados em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/servicos/?/exportacao-de-frutos-variedade-hass-para-o-chile/&cod=156.

Quanto aos procedimentos para exportação para o Japão, Cristina informa que estão sendo finalizados e que em janeiro, já estarão definidos e disponíveis aos interessados.

Em março de 2023, servidores da Defesa Agropecuária foram capacitados para identificarem e monitorarem praga em cultura
Missão japonesa esteve no Brasil em agosto de 2023 e conheceu sistemas de produção

Related posts

Biovalens apresenta linha de biodefensivos na 5ª FrutOrgânica, promovida pela Embrapa

Mario

Resolução altera identificação individual de equídeos no Estado de São Paulo

Mario

Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) reduz o uso de agrotóxicos

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais