Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
ARTIGOS Café

[Wanderley Cintra Ferreira] – Nuvens negras na cafeicultura

WANDERLEY CINTRA FERREIRA
Cafeicultor, ex-presidente da COCAPEC – Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas e ex-presidente da Sicoob-CREDICOCAPEC – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Alta Mogiana.
(wcintraferreira@outlook.com

 

Impossível ser otimista, quando tudo conspira contra.

Este é o momento que a cafeicultura está atravessando.

Tive a honra de ser  presidente da COCAPEC e da CREDICOCAPEC num período de preços deprimidos e inflação alta, vendendo o café a preços aviltantes, muito abaixo do custo de produção, em torno de 50 e 60 dólares, o que levou os produtores de todo País a um endividamento brutal, grande número de produtores tradicionais perderam propriedades e muitos tiveram seus financiamentos securitizados, pagando parcelas até hoje, caso contrário, também iriam à falência.

Por tudo isso,  tenho sido procurado por vários amigos, perguntando: –  O que vai acontecer ?

Respondo com muita franqueza:- prepare-se para o pior.

Prepare-se para um tsunami, se não vier, ótimo, mas, prepare-se.

Tudo conspira contra o SETOR PRODUTIVO:- estoques desconhecidos (mas sabemos que não são poucos); alta produtividade (todo o Brasil produzindo café e a cada ano aumentando o parque cafeeiro, consequentemente, a sua produção); o mundo inteiro produzindo café, grandes empresas multinacionais investindo e incentivando países pobres a plantar café e, com isso, ter um produto mais barato.

Com o agravante de órgãos diversos, que se julgam com credibilidade, a “pedido de ninguém”, divulgam previsões na base do “chutômetro”. E totalmente fora de hora, mesmo porque, o setor produtivo sempre condenou essas previsões.

Este, portanto, é o momento de “baixar a bola”,  cortar custos, acompanhar muito de perto as atividades na propriedade, na compra e uso dos insumos caríssimos. Cuidado com novos investimentos, pois, o endividamento leva à insolvência .

Powered by Rock Convert

Related posts

[João Brunelli Junior] – O fim da CATI

AMOG sedia Encontro de Produtores de Café em Guaxupé (MG)

Revista Attalea Agronegócios

Frio chega a 1,3°C e geada atinge cafezais em Araguari (MG) e Patrocínio (MG)

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário