A EMATER-MG Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural capacitou extensionistas sobre as temáticas: fertilidade de solo, produção de silagem de milho para confinamento e as novas políticas de crédito rural com o objetivo de apresentar as mais novas tecnologias para o campo. O curso foi ministrado nos dias 4 e 5 de setembro, no auditório “Memorial do Milho”, em Patos de Minas (MG).
Para o coordenador técnico estadual da EMATER, Roberval Andrade, a parceria com o Sindicato Rural de Patos de Minas é fundamental, pois a estrutura física e tecnológica atende a nossa demanda e o ambiente é adequado tanto para os técnicos, quanto para os próprios agricultores.
Esta parceria trabalha no sentido de preparar mais de 40 técnicos, para auxiliarem os produtores e levarem as melhores tecnologias para o campo e obter melhores rendimentos. O coordenador técnico regional da EMATER, Sérgio Glicério, explica que as capacitações são oferecidas para seus extensionistas, constantemente, com o propósito de os qualificarem com as mais novas práticas e manejos para o campo.
Roberval Andrade, pontua que “o curso é um grande desafio dos profissionais do campo e pessoas que apoiam os produtores para estarem sempre atualizados sobre as tecnologias e precisamos garantir que o nosso cliente tenha acesso. O curso traz novidades para o início de uma nova safra, como forma de preparar o corpo técnico para melhor auxiliar a necessidade dos produtores”.
Na região do Alto Paranaíba são encontradas mais de 200 compostares – que são o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material rico em nutrientes minerais. Desta forma, o evento aborda como obter maior fertilidade no solo e as melhores técnicas para o aproveitamento da produção de milho silagem na região.