Image default
Logística e InfraestruturaNOTÍCIAS

Seminário do setor produtivo debate impactos negativos do tabelamento do frete

Evento será realizado na próxima quarta-feira (22), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília

Oito entidades da indústria e do agronegócio se reúnem na próxima quarta-feira (22), em Brasília, onde será promovido o Seminário Frete sem Tabela, Brasil com Futuro.O assunto será debatido sob três focos, o econômico, o jurídico e o político, com a participação de especialistas e mediação de comunicadores da nova mídia.

O estabelecimento da Política de Frete Mínimo para o Transporte Rodoviário de Cargas, adotada como resposta à greve dos caminhoneiros do fim de maio, impacta custos de uma série de setores, levando a consequências para toda a sociedade brasileira, como aumento da inflação e retirada de recursos essenciais para investimentos e manutenção do emprego no país.

O evento será aberto às 9h45 com a mesa sobre economia. Cláudio Frischtak, da Inter.B Consultoria, e Pedro Scazufca, sócio da GO Associados especialista em defesa da concorrência e infraestrutura, conversarão com Geraldo Samor, editor do Brazil Journal, sobre os efeitos em cascata do tabelamento do frete nos custos de vida da população e das empresas de várias áreas.

Das 10h45 às 11h45, o segundo painel terá foco jurídico. A ministra Eliana Calmon, ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, e o advogado Beto Vasconcelos, ex-secretário nacional de Justiça, vão abordar a atuação do Judiciário e a insegurança jurídica. A inconstitucionalidade da medida, que fere o princípio da livre concorrência, também pode surgir no diálogo mediado pela jornalista Laura Diniz, sócia fundadora do JOTA.

Depois do intervalo, às 12h15, o diretor do Poder360, Fernando Rodrigues, será o moderador da troca de opiniões entre o deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) e Fernando Schüler, professor do Insper, de São Paulo. Na pauta, o que o tabelamento de frete significa para o cenário político e institucional do país, neste ano de eleições gerais, em que o Brasil escolhe de deputados estaduais a quem vai ocupar a Presidência da República. O evento tem encerramento previsto para as 13h15.

Além da anfitriã CNI (Confederação Nacional da Indústria), promovem o Seminário a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), a ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a APROSOJA Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).

O evento será gratuito, e as inscrições devem ser feitas previamente em fretesemtabela.org

 

SOBRE OS PALESTRANTES E MODERADORES:

Mesa de economia

Cláudio Frischtak
Presidente da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios e diretor para Moçambique do International Growth Center, centro de pesquisa com sede na London School of Economics operado em parceria com a Blavatnik School of Govenment da University of Oxford. Foi economista de indústria e energia no Banco Mundial, professor-adjunto na Universidade de Georgetown, diretor de pesquisa na Companhia de Desenvolvimento de Niterói e economista no Ministério da Saúde no Brasil. É formado em Economia pela Universidade de Wisconsin – Madison e pós-graduado na Universidade de Campinas e na Universidade de Stanford.

Pedro Scazufca

Especialista nas áreas de pesquisa econômica, regulação, defesa da concorrência, comércio, infraestrutura, e modelagem econômico-financeira, é sócio-executivo da GO Associados. Participou de diversos projetos em saneamento envolvendo, entre outros, a modelagem econômico financeira de projetos, a discussão com agências reguladoras para reequilíbrio econômico-financeiro de concessões e avaliação institucional do setor. Coordenou o Grupo Técnico de Parcerias Público-Privadas na Sabesp que avaliou a formatação de cinco PPPs de sistemas de água e esgoto. Bacharel e mestre em economia pela FEA-USP.

  

Moderador
Geraldo Samor
Editor e fundador do Brazil Journal, veículo que traz análises e informações sobre empresas e mercado financeiro. Já trabalhou em redações de veículos como o Iowa City Press-Citizen, Dow Jones, The Wall Street Journal e Grupo Abril. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem passagens acadêmicas pela Universidade de Kansas e Universidade Harvard.

  

Mesa jurídica 

Eliana Calmon
Primeira mulher a integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi procuradora da República pelo estado de Pernambuco, subprocuradora e corregedora-geral do Conselho Nacional da Justiça, juíza federal da Bahia e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam). Aposentou-se em dezembro de 2013 e hoje dirige escritório de advocacia que leva seu nome.

Beto Vasconcelos
Sócio do Xavier Vasconcelos Valerim Advogados, foi secretário nacional de Justiça e secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Coordenou a Estratégia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e a cooperação jurídica internacional do Ministério da Justiça. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Direito Ambiental, Biossegurança e pesquisador visitante na Universidade Columbia, em Nova York.

Moderadora
Laura Diniz
Sócia fundadora do JOTA, veículo de notícias públicas e jurídicas, Laura Diniz foi repórter da revista eletrônica Conjur (Consultor Jurídico), do jornal O Estado de S. Paulo, da revista Veja, além de gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). É formada em jornalismo pela PUC – Campinas.

Mesa política

Evandro Gussi
É Deputado Federal (PV-SP). Foi assessor legislativo em São Paulo, vice-presidente e diretor jurídico da Frente Parlamentar da Agropecuária. É formado em Direito pelo Centro Universitário Todelo Prudente, pós-graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de São Paulo (USP).

Fernando Schüler
Professor e pesquisador no Insper, já atuou como Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. É doutor em Filosofia, mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-doutorado pela Universidade Columbia, em Nova York e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Moderador
Fernando Rodrigues
É criador e diretor do Poder360, veículo de informações sobre poder e política. Cobriu todas as eleições presidenciais diretas pós-democratização e atuou como vice-presidente na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), além de analista de política no SBT, comentarista de política na Rádio Metropolitana e na Jovem Pan, repórter e colunista na Folha de S.Paulo e colunista de política no UOL. É graduado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em política na Universidade Harvard.

 

FONTE:  Nathalia Encina -FSB Comunicação

contato@fretesemtabela.org

Related posts

Grupo Conecta lança novo site e amplia soluções voltadas ao agro

Mario

ATENÇÃO: Produtor: prazo de adesão ao Funrural será até o dia 10 de outubro

Mario

Contratos assinados em um clique

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais