fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Peixes e Pescados

Probióticos: Produtividade e lucro da criação de camarões (carcinicultura)

Biomin traz ao Brasil sua linha AquaStar®de probióticos, com foco na saúde intestinal e prevenção de doenças na produção de camarões.

 

“Quando analisamos a capacidade aquícola do Brasil, enxergamos o potencial de fornecer alimentos para atender à demanda interna e global. Apesar da balança comercial para proteínas aquáticas – incluindo piscicultura e carcinicultura – ainda ser negativa, o cenário é promissor: nos últimos dois anos tivemos crescimento nas exportações de produtos de aquicultura, em grande parte devido à organização e profissionalização do setor”, aponta o professor José Luiz Pedreira Mouriño, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em sua apresentação no lançamento da linha AquaStar®, da Biomin, empresa de soluções naturais para nutrição animal.

Segundo Mouriño, em relação à aquicultura é preciso sempre levar em consideração as boas práticas de manejo e de cultivo, sistemas de produção de qualidade e seleção de espécies. “Particularmente quanto à carcinicultura, a espécie Litopenaeus vannamei, a mais cultivada no país, tem altos índices de conversão alimentar e eficácia de produção muito boa, resultando em camarão de excelente qualidade”, destaca.

Além de maior rentabilidade, o uso de modernas tecnologias na carcinicultura possibilita menor impacto ambiental, a partir da redução de poluição aquática, com a aplicação de aditivos eficazes e ingredientes mais sustentáveis. “Esse avanço também resulta no melhor controle sanitário e, consequentemente, no fortalecimento da atividade para atender a uma demanda imediata: a redução no uso de antimicrobianos na produção de proteína animal”, assinala o especialista da UFSC.

A Biomin realiza um excelente trabalho na propagação de conhecimento e soluções para melhoria da saúde intestinal e sanidade dos organismos aquáticos, como o camarão. “A empresa traz ao Brasil a linha AquaStar® para oferecer o que há de mais moderno na carnicicultura, oferecendo aos produtores probióticos para melhorar a saúde intestinal dos animais e a qualidade da água dos tanques de forma segura e eficaz”, apresenta Luciano Sá, diretor técnico da Biomin para América Latina. A linha AquaStar® é formada por AquaStar® Hatchery e Grouwout, de atuação no hospedeiro e patógeno, AquaStar® Pond e PondZyme, para o ambiente e também patógeno.

Luciano Sá ressalta que o intestino e o tanque são ecossistemas muito complexos – é necessário fornecer bactérias específicas para funções específicas​. Para colonizar o intestino efetivamente, os probióticos devem ser capazes de se aderir às células epiteliais intestinais, os enterócitos. “Eles atuam excluindo competitivamente os patógenos invasivos e interagindo com o sistema imunológico do hospedeiro”, explica o diretor técnico da Biomin.

 

FONTE: Fabio Selson Lu Huaqiang – Texto Comunicação
fabio@textoassessoria.com.br

Related posts

Produção de tilápia cresce 12% e Brasil se consolida como 4º maior produtor mundial

Revista Attalea Agronegócios

Nova tecnologia de produção de tilápias será apresentada no VI Workshop de Piscicultura do Noroeste Paulista

Revista Attalea Agronegócios

Centro de inteligência e mercado em aquicultura reúne informações da área

Deixe um comentário