Eagle Go é um pneu fabricado com sílica de casca de arroz e 90% da estrutura interna composta de materiais reciclados.
O setor de automóveis busca soluções para abandonar sua dependência do petróleo, seja nos motores elétricos ou nos materiais utilizados para a fabricação de pneus. A Goodyear apresentou o novo pneu inteligente Eagle Go, fabricado com sílica de cinzas de casca de arroz e 90% da estrutura interna de materiais reciclados. Segundo a empresa, o material utiliza menos derivados de petróleo na composição e pode rodar por até 500 mil km.
O novo conceito de pneu é o primeiro passo para que o petróleo deixe de ser utilizado na fabricação. A Goodyear revelou que pretende abandonar o uso do petróleo na fabricação dos pneus até o ano de 2040, e a solução logo deve ser associada aos avanços dos motores elétricos.

Arroz, óleo de girassol, borracha natural e muita autonomia
Além da sílica de cinza de casca de arroz, a banda de rodagem dos pneus – porção externa responsável pela aderência das rodas com o solo, também apresenta em sua composição outros elementos naturais como óleo de girassol, resina de pinheiro e borracha natural da árvore Hevea brasiliensis. Para finalizar, 90% da sua estrutura interna é composta de materiais reciclados.
O pneu também apresenta a tecnologia SightLine, um sensor interno capaz de cuidar de parâmetros como temperatura, pressão e desgaste. A tecnologia garante uma durabilidade elevada de até 500 mil km, quilometragem muito acima de um pneu tradicional que dura, em média, 240 mil km. Segundo Laurent Colantonio, diretor regional de tecnologia da Goodyear EMEA, o Eagle Go representa um avanço tecnológico no setor. “A arquitetura de pneus percorreu um longo caminho incorporando materiais sustentáveis e tecnologias inteligentes”.
O pneu feito de arroz não é a única novidade do setor de automóveis. Recentemente, outra empresa gigante do setor apresentou o pneu que não fura, prometendo mais segurança ao andar de carro.
1 comment
Sobre esta reportagem, onde diz “um pneu tradicional que dura, em média, 240 mil km”:
Qual pneu seria este?
Eu desconheço pneus de automóveis que possuem tal durabilidade.