CaféEVENTOS - DESTAQUES

Painel no Encoffee 2022 destaca benefícios da irrigação por gotejamento na cultura do café

Durante dois dias, 27 e 28 de setembro, produtores rurais, cooperativas, empresários e representantes do setor cafeeiro se reuniram para trocar experiências e conhecer os novos rumos da cafeicultura brasileira durante o Encoffee 2022. O encontro nacional aconteceu no Triângulo Mineiro, no Palácio de Cristal, localizado no município de Uberlândia (MG), e contou com a presença de especialistas e importantes nomes do mercado.

Uma série de palestras debateram questões de dentro e fora da porteira e um importante painel falou sobre gestão de risco e resultados obtidos com irrigação por gotejamento, já que as mudanças climáticas causam significativas consequências nos cafezais.

O painel foi organizado pela israelense Netafim, pioneira e líder em irrigação por gotejamento. O tema foi a paixão pelo café e pela irrigação: “Se o café é sua paixão ele merece irrigação”.

Quase 500 espectadores acompanharam o depoimento de Gabriela Terra, especialista em irrigação e filha de cafeicultores, que falou da sua vida na fazenda, desde os 10 anos de idade e do trabalho da sua família no campo: três mulheres e o pai. Ela também abordou os benefícios que a irrigação por gotejamento traz para o café, como aumento da produtividade, melhor controle da questão hídrica, fertirrigação e que o sistema está disponível para qualquer tipo e tamanho de propriedade e participação da mulher no agro.

A Engª Agrª Gabriela Terra, especialista em irrigação da Netafim.

O segundo convidado foi Ricardo Santos, agrônomo e filho de cafeicultor da região de Garça (SP). O cafeicultor contou como implantou uma fazenda de café, partindo do zero, totalmente planejada, mecanizada e irrigada por gotejamento pela Netafim, em Carmo do Rio Claro (MG). Ele era executivo da Bunge e fez desse projeto a sua aposentadoria. Impressionantes foram os resultados apresentados: sempre com média alta de produtividade, superiores às plantações de sequeiro, em iguais condições de manejo. Outra informação importante: ele conseguiu pagar todo o sistema de irrigação logo na primeira safra somente com os ganhos expressivos em produtividade.

Engº Agrº Ricardo Santos filho de cafeicultores da região de Garça (SP)

FONTE: Mariana Cremasco – Alfapress Comunicações
mariana.cremasco@alfapress.com.br

Related posts

Yara apresenta vencedores do Concurso NossoCafé, durante a Semana Internacional do Café

carlos

[Alessandra Vacari, Gustavo Pincerato e Enes Barbosa] – Pesquisas desenvolvidas na Universidade de Franca para o Manejo Integrado de Pragas em cafeeiro

Mario

BSCA divulga selecionados para a Fase Internacional do Cup of Excellence Brazil 2019

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais