AgroindústriasNOTÍCIASPolítica Agrícola

No Dia do Médico-Veterinário, Anffa Sindical alerta para riscos da privatização da inspeção de alimentos

Médicos-Veterinários que atuam como auditores fiscais federais agropecuários garantem a segurança alimentar da população e a confiança internacional nos produtos brasileiros

Presentes no campo, em frigoríficos, nos portos, aeroportos e fronteiras do País, os médicos-veterinários que atuam como auditores fiscais federais agropecuários garantem a qualidade dos alimentos consumidos pela população brasileira e exportados para dezenas de países. São eles que, diariamente, asseguram que a carne, o leite, os ovos e outros produtos de origem animal atendam aos mais altos padrões sanitários, sustentando a credibilidade do Brasil no comércio internacional.

No Dia do Médico-Veterinário, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) celebra a data e alerta para os riscos da privatização das inspeções ante mortem e post mortem de animais destinados ao consumo humanoque tem o potencial de fragilizar as relações profissionais e a saúde da população.

Em tramitação no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a proposta de regulamentação da Lei do Autocontrole (14.515/2022) autoriza que frigoríficos passem a contratar diretamente os médicos-veterinários responsáveis por inspecionar os animais antes e depois do abate. Hoje, essa função é exercida por auditores fiscais federais agropecuários, que têm autonomia e respaldo do Estado para aplicar normas sanitárias com rigor técnico e independência.

Para o Anffa Sindical, a mudança representa um claro conflito de interesses. Isto porque colocar a fiscalização sob responsabilidade de funcionários contratados e pagos pelas próprias empresas enfraquece os mecanismos de controle, abre margem para fraudes e compromete a integridade do sistema sanitário brasileiro. A medida atende à pressão de setores da indústria frigorífica que buscam maior flexibilidade e menor controle.

“A credibilidade dos produtos brasileiros no mercado internacional depende da fiscalização oficial, exercida de forma técnica, isenta e pública. A transferência dessas funções para a iniciativa privada pode comprometer a confiança dos importadores, abrir margem para conflitos de interesse e dificultar o acesso do País aos mercados mais rigorosos. Não se trata de duvidar da idoneidade dos profissionais contratados pela empresa, mas de evitar que eles sejam pressionados e coagidos a liberar produtos impróprios para consumo humano”, afirma Janus Pablo Macedo, presidente do Anffa Sindical.

O sindicato reforça que a inspeção oficial não é um entrave, mas uma garantia para a produção agropecuária brasileira. Graças à atuação dos auditores, o País mantém status sanitário reconhecido internacionalmente, controla doenças de alto impacto, como a febre aftosa e a brucelose, e responde ainda com agilidade em situações de emergência sanitária.

“O trabalho dos médicos-veterinários que atuam como auditores fiscais federais agropecuários é insubstituível. Eles são a linha de frente que garante a segurança dos alimentos consumidos pela sociedade e a qualidade do que exportamos. Para que possam cumprir sua missão, é urgente recompor os quadros de servidores e assegurar condições estruturais adequadas para o exercício das atividades”

Neste Dia do Médico-Veterinário, o Anffa Sindical parabeniza os profissionais pela dedicação e pelo compromisso diário com a saúde pública e com a defesa da produção nacional. A entidade acredita no potencial dos veterinários e reafirma sua confiança na contribuição desses profissionais para a construção de um sistema agropecuário cada vez mais seguro, sustentável e respeitado no cenário mundial.

Related posts

RenovaBio é uma riqueza compartilhada, apontam especialistas

Mario

Milho atinge o maior valor da história e indústria da carne entra em alerta

Mario

Sucessão familiar bem-sucedida é resultado de planejamento e dedicação das gerações envolvidas

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais