Image default
ARTIGOSMilho e Soja

[Marina Born] – Início do plantio da soja: Por que certificar a produção?

MARIANA BORN
Presidente da Associação Internacional de Soja Sustentável (RTRS)
www.responsiblesoy.org/pt.

Recentemente, uma pesquisa da agência Reuters divulgou que o Brasil deve superar a marca de 120 milhões de toneladas de soja na safra 2018/19, com aumento de 2,8% da área plantada. Se concretizado, esse número representa um novo recorde, que ressalta a posição de liderança que o país possui na exportação do grão.

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) trabalha continuamente para que a produção, o processamento e a comercialização da soja sejam realizados cumprindo os padrões mais rigorosos, transparentes e holísticos em matéria de certificação ambiental e social.

Para se tornar um produtor RTRS e obter uma certificação, é necessário seguir os cinco princípios básicos: cumprir as leis e as boas práticas de negócios, oferecer boas condições de trabalho, respeitar e criar vínculos com as comunidades locais, cuidar do meio ambiente e adotar boas práticas agrícolas.

Os benefícios da certificação para os produtores são inúmeros, como a melhoria na gestão organizacional da propriedade, possibilidade de melhores negociações de financiamentos bancários, minimização dos riscos para a propriedade, melhoria na visão da produção rural frente à sociedade, identificação da produção certificada com reconhecimento internacional, melhoria na comercialização da produção agrícola, entre outros.

Na próxima safra, a RTRS deve certificar quatro milhões de toneladas de soja no mundo e, em apenas quatro anos, o volume anual de soja certificada pela entidade mais que triplicou. Ou seja, a quantidade de soja produzida aumentou em vários milhões de toneladas, sem que essa produção causasse qualquer desmatamento.

Acreditamos que os governos e o setor privado devem desenvolver incentivos e instrumentos econômicos para recompensar os esforços dos agricultores para conservar áreas de vegetação nativa, mesmo em locais onde a limpeza da vegetação é permitida.

Podemos oferecer a solução, pois nosso compromisso com a abertura e com o trabalho flexível nos torna absolutamente fundamentais para transformação do futuro do setor da soja. A RTRS é reconhecida com uma importante ferramenta para que o produtor tenha maior rentabilidade e expansão dos seus negócios e para que as exportações de soja de qualidade cresçam e contribuam com a economia do país.

Related posts

[Leslie Cruvinel] – Cafeicultura e Adversidades – “Assunção de Riscos”: Ações possíveis que minimizem efeitos de geadas

Mario

[Celso Vegro] – Mercado Futuro do Café: tênue alavancagem cambial da cotações

Mario

[Ana Maria Primavesi] – Histórias deliciosas de Primavesi

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais