CaféNOTÍCIASPolítica Agrícola

MAPA promove encontro para reconhecimento de Indicações Geográficas brasileiras na UE

O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove nos próximos dias 24 e 25 de junho, em Brasília, o Workshop sobre o Reconhecimento de Indicações Geográficas (IG) Brasileiras na União Europeia.

O encontro contará com a participação da consultora Liliana Locatelli,  que abordará o sistema de Indicações Geográficas no Brasil, e a consultora portuguesa Ana Soeiro, que apresentará os procedimentos para proteção de IGs de terceiros países na União Europeia.

A programação também conta com palestras sobre a estrutura, procedimentos de controle e rastreabilidade das IGs de São Matheus (erva-mate) e Região do Cerrado Mineiro (café), além de um painel onde será discutida a promoção de produtos brasileiros no exterior.

De acordo com Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA, é essencial que as IGs brasileiras tenham uma estratégia para alcançar o mercado internacional, por isso o evento é voltado para produtores e técnicos vinculados às Indicações Geográficas potenciais e registradas.

O workshop está previsto no projeto do Mapa no âmbito dos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Ministério da Economia (ME) e a Delegação da União Européia no Brasil (Delbra).

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 19 (quarta-feira).

IG – Indicações Geográficas

As Indicações Geográficas (IG) são importantes instrumentos de diferenciação e valorização de produtos e suas regiões, possibilitando agregação de valor e alcance a mercados de qualidade, num mundo globalizado caracterizado pela concorrência nas cadeias agroalimentares.

As IG caracterizam produtos diferenciados por meio de sua tipicidade, qualidade, tradição e cultura na produção. É um ativo de propriedade intelectual reconhecido e valorizado internacionalmente, principalmente na União Europeia. Países como França, Itália, Espanha e Portugal tem diversos produtos registrados como indicação geográfica e seus consumidores reconhecem e valorizam estes produtos, além de serem seus principais produtos exportados.

SERVIÇO
Workshop Reconhecimento de Indicações Geográficas Brasileiras na União Europeia

Data: 24 e 25 de junho (segunda e terça-feira)
Horário: 9h às 18h e 9h às 12h
Local: sede do Sebrae Nacional – SGAS Quadra 605, Conjunto A – Brasília (DF)

Related posts

Começa na próxima segunda-feira missão dos EUA para inspecionar frigoríficos brasileiros

Mario

Sicoob inaugura nova agência em Vila Betânea (Venda Nova do Imigrante)

Mario

Imagem do agronegócio dentro e fora do país pautam encontro com Itamaraty

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais