fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Aves e Suínos

Leitões: A importância da fase de preparação e seus efeitos pós-desmame

Entre as diversas fases da produção de suínos, sem dúvida o desmame é uma das mais críticas e que exige maior atenção do suinocultor. Trata-se do momento em que os leitões são separados da porca e transferidos para o período de creche. Nesta ocasião, a nutrição vinda exclusivamente do leite é substituída pelas rações secas.

Os primeiros dias após o desmame são os mais delicados para os suínos. O estresse de separação da fêmea, o desconhecimento do novo ambiente, entre outros fatores podem fazer com que o consumo de ração seja reduzido nestes dias, podendo comprometer o resultado final da criação. Para minimizarmos os efeitos deste difícil período, preparar os leitões desde a maternidade, estimulando o consumo de ração já a partir desta fase, é de vital importância para que ao chegarem à creche os impactos sejam minimizados.

DESMAME DE LEITÕES: RAÇÃO

É recomendado que os animais iniciem os primeiros contatos com a ração a partir da primeira semana de vida, isto faz com que eles se familiarizem com o novo alimento e também com os comedouros. A ração deve ser apresentada em cochos limpos e de fácil acesso, fornecida várias vezes ao dia para que esteja sempre fresca e estimule os animais a terem contato com o alimento.

A ração fornecida durante o período de maternidade deve possuir alta digestibilidade, de base láctea, porém com ingredientes proteicos e energéticos presentes nas dietas de transição, para que estes novos componentes sejam apresentados lentamente aos leitões visando a aceleração da maturidade fisiológica do sistema digestório.

Devido ao aporte extra de nutrientes – não apenas vindos do leite da porca – o fornecimento das rações durante a maternidade auxilia no desenvolvimento dos animais, gerando leitegadas de maior uniformidade, mais pesadas e saudáveis e melhor adaptados para as rações de transição.

DESMAME DE LEITÕES: NUTRIÇÃO

Para uma adequada nutrição na fase de preparação do leitão, a Cargill Nutrição Animal – Nutron indica dois produtos para esta fase: Neopigg™ Mater, uma ração minipeletizada, com pellets macios e resistentes, e Neopigg™ 2, uma ração farelada, adequada para o fornecimento como papinha.

As rações Neopigg™ Mater e Neopigg™ 2 são formuladas com ingredientes de alto valor biológico, alta palatabilidade, com aditivos que favorecem a saúde intestinal, reduzindo a ocorrência de diarreias, gerando maior consumo pós-desmame e melhor desempenho nas próximas fases de desenvolvimento dos suínos.

Related posts

Conferência FACTA WPSA-Brasil 2019 já tem data e temas definidos

Maternidade do Leitão: manejos de alto impacto

Revista Attalea Agronegócios

Leitões em Creche: Principais manejos da fase de rápido crescimento

Deixe um comentário