Com 2,3 milhões de hectares plantados, a cafeicultura brasileira, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), conta com aproximadamente 250.000 cafeicultores em 15 estados com 1.900 municípios envolvidos.
A fim de auxiliar os produtores a iniciarem uma nova safra com a maior produtividade, o Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ) da ESALQ/USP anunciou nesta semana a realização do I Simpósio Agrodigital da Cultura Cafeeira, evento que tem como objetivo abordar as principais questões da cafeicultura atual e que geram dúvidas entre os produtores, como manejo biológico, novas tecnologias e inovações e questões do mercado cafeeiro em geral. Contará com a presença de professores e consultores referências nos assuntos. Online e gratuito, haverá emissão de certificado mediante participação de a menos 70% do evento.
O evento acontecerá de 06 a 08 de outubro, totalmente Online e gratuito, sempre iniciando a partir das 18 horas. Inscrições através do portal = https://www.gelq.com.br/simposio-agrodigital-cafe
PROGRAMAÇÃO
06/10/20 – Práticas eficientes de controle de nematoides em cafeeiro – Prof. Pedro Soares (FCAV – UNESP)
06/10/20 – Como fungos de solo podem interferir no desenvolvimento do seu cafeeiro. Prof. Flávio Medeiros (UFLA)
06/10/20 – Solo vivo, ativo e sadio. Um ambiente de alta produtividade. – Alessandro Guieiro (Consultor em cafeicultura)
07/10/20 – Produção on farm: Desafios e riscos – Fernando Hercos Valicente (Pesquisador EMBRAPA)
07/10/20 – Ozônio na Cultura Cafeeira: maior produtividade com sustentabilidade, do plantio à armazenagem. – Celina Martins Ramalho (Dra. pela FGV e sócia-diretora da Semear Consultoria)
07/10/20 – Novas cultivares de café arábica – Prof. João Paulo Felicori (Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor pela UFLA)
08/10/20 – Como o Produtor pode iniciar a jornada em Agricultura Digital – Murilo Bettarello (IZAgro)
08/10/20 – Linhas de crédito para o Agronegócio – Ana Rochelle (ATR Consultoria, Assessoria e Projetos Agropecuários)
08/10/20 – Conjuntura do Mercado cafeeiro em meio à pandemia do Covid-19 – Alexandre Mendonça de Barros (Professor de Economia Agrícola pela FGV)