CaféEVENTOS - DESTAQUESNOTÍCIAS

Grão de Ouro, uma empresa Agrogalaxy, realiza Dia de Campo de manejo nutricional e biológico

Evento aconteceu na propriedade do cafeicultor Alexandre Engler, município de Jeriquara (SP), com a participação das empresas Biotrop e Kimberlit.

Na manhã do dia 12 de maio, na Fazenda Santa Tereza, propriedade do cafeicultor Alexandre Engler, município de Jeriquara (SP), foi realizado o Dia de Campo de Manejo Nutricional e Biológico do Cafeeiro, organizado pela Grão de Ouro uma empresa Agrogalaxy, com participação da Biotrop e Kimberlit.

“O foco deste dia de campo foi apresentar os resultados de manejo nutricional e biológico do cafeeiro, demonstrando produtos diferenciados que agregam altas produtividades no campo, além do nosso veículo de tecnologia de aplicação do Acerta A. Gostaríamos de agradecer a cada produtor presente no evento e que contem com a Agrogalaxy”, afirmou Ederson Lopes de Faria, gerente da filial a Grão de Ouro uma empresa Agrogalaxy.

Ederson Lopes de Faria, gerente da filial Grão de Ouro, uma empresa Agrogalaxy, dando boas vindas aos participantes do evento.

Na primeira estação, com a apresentação dos Engº Agrº Gustavo Silveira (ATV) e Pedro Augusto (ATV), os participantes puderam conferir as tecnologias e soluções biológicas da Biotrop, empresa criada em 2018 e sediada em Vinhedo (SP), que atualmente está entre as seis maiores empresas de soluções biológicas do Brasil, com crescimento anual superior a 60% ao ano e atuando também na Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos e Portugal.

“A proposta da Biotrop neste dia de campo foi a de apresentar as nossas soluções biológicas para um manejo mais rentável, sustentável e uma cafeicultura mais regenerativa. Sabemos da importância do manejo biológico, quando olhamos o solo. A perda dos organismos benéficos no solo pode ser um fator limitante para que o cafeicultor consiga rentabilidade e altas produtividades”, explicou Gustavo.

Os ATVs Pedro Augusto (esq.) e Gustavo Silveira (dir.) na estação Biotrop.

Segundo ele, é observando o solo de sua propriedade que o produtor rural consegue compreender a situação em que se encontra a sua lavoura, bem como serve de parâmetro para a tomada de decisão do que se deve fazer.
“O produtor rural precisa atentar-se para os três pilares importantes do solo. O primeiro, é a estrutura física. É imprescindível que o solo esteja descompactado. Em um solo compactado observamos a ausência de macro e microporos, o que diminui a retenção de umidade no solo e prejudica o desenvolvimento radicular da planta. O segundo pilar é a questão química do solo. A planta precisa de nutrientes e é nele que ela obtém o que precisa. É aqui que entra a necessidade de uma boa adubação, da correção com calagem e até mesmo gessagem. O terceiro pilar é o manejo biológico, muitas vezes esquecido na agricultura. Trata-se das atividades que buscam manter aqueles organismos benéficos no solo. São eles que promovem a simbiose, que é a relação de troca com a planta, onde a planta libera exsudatos para estes organismos benéficos, mantendo-os próximos à rizosfera e, em troca, estes organismos contribuem de diversas maneiras, seja pela mineralização de nutrientes (por exemplo, a solubilização do fósforo não-lábil – aquele fósforo que não fica disponível na solução do solo para absorção imediata da planta); proteção contra nematoides e fungos patogênicos; e a produção de fito hormônios, como por exemplo, as auxinas”, explicou detalhadamente Gustavo Silveira.

E é exatamente neste terceiro pilar que a Biotrop tem como propósito transformar o agro, inovando com biológicos para a produção de alimentos saudáveis, mas sempre com foco no sucesso do cliente. “Apresentamos aqui, neste dia de campo, um portfólio robusto da Biotrop, atendendo as necessidades do cafeicultor tanto para o solo, quanto para a parte aérea do cafeeiro: Biotrio, Biofree, Bioasis, Stimutrop, Bioexos, Bombardeiro, Furatrop e o Biocalda”, disse o ATV Pedro Augusto.

O Biotrio® é um potente inoculante promotor de crescimento composto por cepas exclusivas de Bacillus subtilis, B. amyloliquefaciens e B.pumilus que potencializam o equilíbrio biológico do solo e a produtividade das culturas. Com elevada compatibilidade com agroquímicos e armazenamento longo sem refrigeração, o Biotrio® aumenta a produtividade e a rentabilidade; restabelece o equilíbrio biológico da rizosfera; e acelera o desenvolvimento inicial das culturas.

O Biofree® é um exclusivo inoculante promotor de crescimento composto pela combinação de Pseudomonas fluorescens e Azospirillum brasilense. Biofree® é capaz de aumentar a eficiência da adubação de base em até 25%, reequilibrar a biologia do solo e elevar a produtividade das culturas. Único a combinar a fixação biológica de nitrogênio e a mobilização de fósforo. Melhora a absorção de água e nutrientes (Ca, S, Mg, Fe, P e N).

“O Bioasis® é um produto que veio para revolucionar. À base de três bactérias (Bacillus aryabhattai, B. circulus e B. rainezi), é uma das nossas inovações. Posso dizer que se trata de um hidrocapacitor. Como ele age? Ele cria células no entorno da raiz, absorvendo água e mantendo esta raiz hidratada. Isto promove um maior desenvolvimento radicular, faz com que a planta suporte períodos maiores de estresse hídrico, além de contribuir na absorção de nutrientes”, explicou Gustavo Silveira.

Já o Stimutrop® é um fertilizante mineral misto com características únicas de fisioativação que combinam o estímulo ao desenvolvimento das plantas e o crescimento de microrganismos benéficos em um processo sinérgico, capaz de elevar a produtividade das lavouras e a longevidade produtiva dos solos. É um produto focado no enraizamento, que potencializa a performance dos microrganismos benéficos do solo”, disse Pedro Augusto.
O Bombardeiro® é um potente fungicida microbiológico com exclusiva formulação líquida de baixa dosagem e ação multissítio que potencializa e protege o efeito fungicida. Além dos efeitos de choque e residual, também age na promoção de crescimento, indução de resistência das plantas e manejo efetivo de resistência a fungicidas. “Estamos recomendando o Bombardeiro®, em algumas áreas, na substituição às aplicações de Cobre, geralmente utilizadas pelos cafeicultores no controle de Cercospora e outras doenças fúngicas. Além da ação curativa e protetiva do produto, a proposta da Biotrop com a utilização do Bombardeiro® é promover o controle da população do Bicho-Mineiro, que acaba sendo estimulada à partir das pulverizações com cobre nas lavouras”, explicou Pedro Augusto.

Nelson Vieira (esq.) e José Eduardo Leal (dir.) na estação Kimberlit

Na segunda estação tecnológica, José Eduardo Leal (Consultor Técnico Comercial) e Nelson Vieira (Assistente Técnico Comercial) apresentaram todo o portfólio da Kimberlit utilizado na Fazenda Santa Tereza.

A Kimberlit é uma empresa 100% nacional, pertencente ao Essere Group – juntamente com a Bionat, Floema e Loyder –, que está sediada atualmente em Olimpia (SP) e há 32 anos no mercado, traz as melhores soluções para o produtor rural.

“É uma empresa focada no desenvolvimento de soluções que mais agregam valor aos produtores, sempre visando acréscimo de produtividade, contribuindo com o agronegócio brasileiro de forma sustentável. Na região
de Franca (SP), atuamos em parceria com a Grão de Ouro uma empresa Agrogalaxy na cultura do café e cereais. Neste dia de campo, levamos aos produtores soluções que contribuem para um melhor desenvolvimento do cafeeiro, incluindo alternativas para o manejo de pragas e doenças (através da indução de resistência de plantas), nutrição e estímulo fisiológico, além da linha de adjuvantes, que está relacionada com o aumento na eficiência das pulverizações”, explicou José Eduardo.

Adilson Miguel da Silva Jr. apresentando a forma de atuação do adjuvante Blend®

Na última estação tecnológica, uma apresentação estremamente didática do Engº Agrº Adilson Miguel da Silva Jr, Assistente Técnico de Campo do Acerte A. Todos os participantes tiveram a certeza da eficiência do adjuvante Blend® e da importância da utilização de um adjuvante nas operações de pulverização da lavoura.

Com o apoio do Veículo de Tecnologia de Aplicação do Acerta A, Adilson conseguiu mostrar a todos os participantes a importância da utilização de um adjuvante adequado para a pulverização de inseticidas e fungicidas na lavoura de café. “De todos os produtos avaliados pelo Grupo Grão de Ouro Agrogalaxy, o Blend® , da Kimberlite, alcançou os melhores resultados. A pulverização eficiente é um desafio ao agricultor. A cada etapa, do preparo da calda ao ato de sua aplicação, seja terrestre ou aérea, faz-se muito importante o uso de um bom adjuvante. O conhecimento sobre tecnologia de aplicação permite, em função do alvo, da complexidade da mistura de produtos e das condições ambientais, a escolha do adjuvante específico para cada momento”, afirmou Adilson.

Related posts

Convênio fortalece cadeia produtiva da Região Vulcânica de Poços de Caldas

Mario

18º AGRIMARK BRASIL AGRO VIRTUAL vai falar do novo Agro digital

Mario

Abag e Bayer anunciam abertura de inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro 2020

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais