Entre os dias 31 de maio e 1º de junho, a Fundação Procafé realiza o terceiro dia de campo em Varginha (MG).
A Fundação Procafé realiza anualmente três dias de campo, tendo como principal objetivo, demonstrar novas tecnologias desenvolvidas para racionalizar o manejo dos cafezais. Trata-se de um convidativo ponto de encontro em que cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes recebem informações através de demonstrações tecnológicas in loco, podendo assim, visualizar na prática, os mais recentes resultados de pesquisas.
Neste ano, o primeiro dia de campo aconteceu na Fazenda Experimental de Boa Esperança (MG), no dia 22 de março. No dia 19 de abril, o palco será a Fazenda Experimental de Franca (SP). E o terceiro evento acontecerá entre os dias 31 de maio e 1º de junho, na Fazenda Experimental de Varginha (MG). A entrada é gratuita e as inscrições acontecem no local.
A programação envolve a apresentação de quatro temas gerados através dos trabalhos de pesquisa realizados pela Fundação Procafé:- 1) – viabilidade da irrigação em cafezais na Região da Alta Mogiana; 2) – distribuição dos nutrientes em profundidade no solo em cafezais; 3) – culturas intercalares em cafezais; e 4) – implantação da nova variedade de café “Catucaí APA”, que vem se destacando com desempenho superior na Região da Alta Mogiana.

Além da visualização prática das plantas nos talhões experimentais e a interação entre prestadoras de serviços e produtos do segmento agrícola com os produtores. Na ocasião, estações de campo das empresas Basf, Ihara e Sipcam Nichino estarão montadas na Fazenda Experimental. “Nossa expectativa é de que alcançaremos um público de mil participantes, compreendendo os profissionais agrônomos e técnicos que assistem ao cafeicultor, bem como pesquisadores, cafeicultores, líderes e autoridades ligadas ao setor cafeeiro de diversas regiões”, afirmou o Engº Agrº Marcelo Jordão Filho, coordenador da Fazenda Experimental de Franca e pesquisador da Fundação Procafé.
“O evento começa com um café da manhã, em seguida se formam os grupos para as visitas e seguimos para o campo. Cada grupo vai até um pesquisador que explana o resultado daquela estação de campo. É a oportunidade que o produtor tem de ver in loco a aplicação daquela tecnologia”, explicou Jordão.
Confira imagens do Dia de Campo 2022 da Fundação Procafé na Fazenda Experimental de Franca:-



