AgroQuímicosGRÃOSNOTÍCIAS

Freno 240 EC: novo herbicida contra Capim-Amargoso chega ao mercado

Lançamento da Rotam do Brasil, Freno 240 EC, tem até 100% na erradicação da erva daninha na soja.

A Rotam do Brasil, multinacional com sede em Hong Kong e polo de fabricação na China, acaba de lançar um novo herbicida para gramíneas anuais e perenes, em especial o Capim-Amargoso (Digitaria insularis). Tem também indicação para manejo na pré-semeadura (dessecação) da soja. O Freno 240 EC, de princípio ativo Cletodim, tem ação pós-emergente, sistêmico, altamente seletivo para as culturas do algodão, alho, batata, café, cebola, cenoura, feijão, fumo, mandioca, melancia, soja e tomate.

O Capim-amargoso é um problema frequente no País e na maioria das vezes é resistente ao ingrediente ativo glifosato. Esta planta invasora, conforme explica o responsável pela estação de pesquisa da empresa, Carlos Guarnieri, é comum em várias regiões do Brasil, principalmente no Sudeste, infestando as principais lavouras anuais e perenes.  “A perda de produtividade da soja, por exemplo, pode atingir até 80% da safra. Esta é uma espécie com capacidade reprodutiva, a planta pode chegar a produzir 100 mil sementes”, destaca.

Pesquisa com a soja

Para comprovar a eficácia do Freno 240 EC, a equipe da Rotam testou o produto em sua estação experimental credenciada pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Artur Nogueira (SP), associado com o Glifosato no controle de Capim-Amargoso na cultura da soja. Os resultados apontaram que após 29 dias da aplicação do tratamento a eficiência foi de 100% na erradicação da erva daninha. “Percebemos com esse experimento que o produto apresenta resultados benéficos ao produtor. Esta é uma nova ferramenta que ele tem à disposição para melhorar a produtividade da lavoura”, conclui o coordenador de marketing, Lucas Ferreira.

Rotam do Brasil

A Rotam CropScience é uma empresa global de agroquímicos, fundada em 1950, com foco em proteção de cultivos, com atuação direta em mais de 75 países. Com operações de fabricação na China, a empresa fornece produtos de qualidade e suporte técnico profissional como proteção de cultivos, nutrição de plantas e sementes. A filial no Brasil fica em Campinas (SP) e a estação experimental em Artur Nogueira (SP).

Related posts

BASF – Agricultores ganham um novo aliado no manejo das lavouras de soja

Mario

Iniciativa Caminhos da Semente coloca em prática plano de ação para recuperar vegetação nativa

Mario

Malinóvski altera datas de dois eventos do setor florestal: HDOM Summit e Talento Florestal

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais