Image default
ARTIGOSPolítica Agrícola

[Evandro Guimarães] – Eleições 2018: para os produtores rurais tudo pode piorar.

Evandro do Carmo Guimarães

Pecuarista, diretor da Fazenda do Basa

http://www.fazendasdobasa.com.br

 

O mundo rural do nosso Brasil é complexo, heterogêneo. Mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais com alta diversidade de culturas, de condições regionais, de porte das propriedade, com condições de alta e de nenhuma tecnologia.

Temos teóricos do desenvolvimento da agricultura e pecuária que primeiro pensam politicamente, depois tecnicamente (o que já compromete a racionalidade). Temos ideólogos da pequena propriedade e maciça influência política dos grandes .

No Brasil, o governo propõe vender as hidrelétricas – com seus reservatórios – para os estrangeiros mas é vedada o arrendamento ou propriedade de qualquer gleba para cidadão de qualquer outro país. Quem sabe a influência desse aspecto sobre o valor das propriedades?

As políticas públicas são desconhecidas pois o que fazemos é a simples propaganda do que parece dar imagem ao governo, em qualquer nível. A mídia insiste em falar de “agro negócio“, incluindo as indústrias internacionais de insumos e máquinas e, depois da porteira, as processadoras (de carne , leite , soja , etc etc) também em grande parte de controle estrangeiro .

Esse apelidaço encobre o papel, oportunidades e aflições dos produtores dos produtos primários e únicos responsáveis pelo abastecimento.

A complexidade do setor não parece ser dominada por nenhum pré candidato a presidente.

A confederação da indústria reuniu alguns empresários para ouvir propostas e debater.

Parece impossível que verdadeiros produtores possam criar um momento parecido dada a diversidade do setor rural, do setor de produtores rurais.

Ninguém sabe bem qual é o papel das centenas de entidades, quais são seus orçamentos, origem e destinação de recursos. Entidades públicas e privadas. Por exemplo, você sabe qual é a missão do Senar e o que ele arrecada e aplica no seu município? Seria o mínimo…

Não sabemos os que fazem as entidades, onde se sobrepõem, onde se complementam … Certamente algumas precisam ser extintas , outras ampliadas . Na imagem dos produtores “cola“ a ideia de que são beneficiados por subsídios ou incentivos … besteira . O que se dá de incentivo de ICMS para algumas indústrias de produtos de consumo em apenas dois ou 3 estados , é muitas vezes maior que todos os benefícios propostos para TODOS os produtores rurais.

Assim, o mundo rural é para profissionais, que sejam do ramo, que sejam equilibrados, capazes de olhar para as micro, pequenas, médias e grandes propriedades como parte de um conjunto , do mesmo País. O desafio é para profissionais que conheçam a história dos desastres e sucessos das cooperativas.

Precisamos de gente competente que não se impressione com pelegos aboletados nas “cadeias“ de produção . Vamos precisar, para melhorar, de gente informada de verdade do tamanho do desafio rural que não se limita a logística …

Você tem alguém candidato preparado para trabalhar por todos os produtores rurais? Vamos divulgar?

Related posts

Brasil e Emirados Árabes Unidos assinam acordo para eliminar bitributação

Mario

Encontro aproxima fornecedores da Agricultura Familiar e compradores da esfera pública

Mario

As inovações do Crédito Rural e os benefícios aos produtores.

Mario

1 comment

Richie Kotzen 28/09/2019 at 06:25

Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.

Gir Leiteiro

Reply

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais