Evandro do Carmo Guimarães
Pecuarista, diretor da Fazenda do Basa
http://www.fazendasdobasa.com.br
O mundo rural do nosso Brasil é complexo, heterogêneo. Mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais com alta diversidade de culturas, de condições regionais, de porte das propriedade, com condições de alta e de nenhuma tecnologia.
Temos teóricos do desenvolvimento da agricultura e pecuária que primeiro pensam politicamente, depois tecnicamente (o que já compromete a racionalidade). Temos ideólogos da pequena propriedade e maciça influência política dos grandes .
No Brasil, o governo propõe vender as hidrelétricas – com seus reservatórios – para os estrangeiros mas é vedada o arrendamento ou propriedade de qualquer gleba para cidadão de qualquer outro país. Quem sabe a influência desse aspecto sobre o valor das propriedades?
As políticas públicas são desconhecidas pois o que fazemos é a simples propaganda do que parece dar imagem ao governo, em qualquer nível. A mídia insiste em falar de “agro negócio“, incluindo as indústrias internacionais de insumos e máquinas e, depois da porteira, as processadoras (de carne , leite , soja , etc etc) também em grande parte de controle estrangeiro .
Esse apelidaço encobre o papel, oportunidades e aflições dos produtores dos produtos primários e únicos responsáveis pelo abastecimento.
A complexidade do setor não parece ser dominada por nenhum pré candidato a presidente.
A confederação da indústria reuniu alguns empresários para ouvir propostas e debater.
Parece impossível que verdadeiros produtores possam criar um momento parecido dada a diversidade do setor rural, do setor de produtores rurais.
Ninguém sabe bem qual é o papel das centenas de entidades, quais são seus orçamentos, origem e destinação de recursos. Entidades públicas e privadas. Por exemplo, você sabe qual é a missão do Senar e o que ele arrecada e aplica no seu município? Seria o mínimo…
Não sabemos os que fazem as entidades, onde se sobrepõem, onde se complementam … Certamente algumas precisam ser extintas , outras ampliadas . Na imagem dos produtores “cola“ a ideia de que são beneficiados por subsídios ou incentivos … besteira . O que se dá de incentivo de ICMS para algumas indústrias de produtos de consumo em apenas dois ou 3 estados , é muitas vezes maior que todos os benefícios propostos para TODOS os produtores rurais.
Assim, o mundo rural é para profissionais, que sejam do ramo, que sejam equilibrados, capazes de olhar para as micro, pequenas, médias e grandes propriedades como parte de um conjunto , do mesmo País. O desafio é para profissionais que conheçam a história dos desastres e sucessos das cooperativas.
Precisamos de gente competente que não se impressione com pelegos aboletados nas “cadeias“ de produção . Vamos precisar, para melhorar, de gente informada de verdade do tamanho do desafio rural que não se limita a logística …
Você tem alguém candidato preparado para trabalhar por todos os produtores rurais? Vamos divulgar?
1 comment
Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.
Gir Leiteiro