Aves e Suínos

Escherichia coli: controle da bactéria promove o bem-estar na avicultura

Vacinação é a forma mais eficaz de proteger as galinhas reprodutoras, poedeiras comerciais e frango de corte da bactéria Escherichia coli.

Uma das bactérias mais comuns na avicultura, a Escherichia coli (E. coli) é responsável por perdas produtivas e prejuízos econômicos importantes, em frangos de corte, postura comercial e matrizes pesadas. Presente no solo, na água, nas fezes e no próprio organismo da ave, a bactéria pode se manifestar com maior ou menor intensidade, de acordo com as condições da granja e de fatores como estresse, má qualidade do ar, ambiência inadequada, doenças respiratórias etc. 

“A E. coli é o agente causador da colibacilose aviária, que apresenta diversas manifestações clínicas”, explica o Gerente Técnico da linha de aves da Zoetis, Eduardo Muniz. “Geralmente, é tratada como uma infecção secundária, uma vez que afeta o desempenho das aves e ainda potencializa os problemas já existentes na granja”, completa o especialista. 

As manifestações clínicas causadas pela E.coli são onfalite, salpingite, peritonite, pericardite, aerossaculite, entre outras, além de a bactéria ser responsável por condenações de carcaças de frango ou aumento na taxa de mortalidade. “Os problemas podem comprometer o desempenho dos animais e, consequentemente, a produtividade da granja”, observa Muniz.

“Importante destacarmos que, com o desenvolvimento de técnicas de diagnóstico e a observação de casos recorrentes em granjas no último ano, a E.coli tem sido apontada também como agente primário de mortalidade. Esse é um fato novo, que requer maior atenção por parte dos veterinários”, alerta.

O controle da doença pode ser feito de duas formas — por meio de ações curativas, com o uso de antibióticos ou por meio de ações preventivas, como a vacinação. “Sempre bom lembrar de que prevenir é sempre a melhor opção”, ressalta o médico-veterinário.

Além disso, há a tendência global, iniciada pelos Estados Unidos e pela Europa, de eliminar o uso de antibióticos da produção aviária, sem contar as exigências feitas pelo mercado consumidor em relação a isso. “Já há uma sinalização do Ministério da Agricultura para restringir cada vez mais o uso de alguns antibióticos, então é de extrema importância que os produtores estejam preparados para isso”, observa o gerente da Zoetis.

Poulvac E.coli

A solução que a Zoetis disponibiliza para o mercado é Poulvac E.coli, indicada para a vacinação de galinhas reprodutoras, galinhas poedeiras comerciais e frango de corte.

Com ampla proteção contra diferentes sorotipos da E. coli, a vacinação pode ser realizada por spray em aves saudáveis a partir do 1° dia de vida, como auxiliar na prevenção da doença causada pela bactéria.

Em aves de vida longa, é recomendada uma dose de reforço entre a 12ª e a 14ª semana de idade ou de acordo com a recomendação do médico-veterinário responsável pela granja. “Uma das vantagens da Poulvac E. coli é ser uma vacina viva geneticamente modificada, conferindo segurança para os animais por não causar doença, apenas desenvolvimento imunológico contra a E. Coli. Então a vacina bacteriana não consegue sobreviver na ave nem na granja por mais de 14 dias”, explica Muniz. “Além disso, pode ser usada em aves de qualquer idade e sua aplicação é feita por meio de spray, o que facilita o manejo”, diz o médico-veterinário.

L’achat de provigil générique présente des avantages considérables par rapport au provigil de marque, notamment un coût moindre, une performance améliorée et une plus grande précision. Ce médicament générique est souvent prescrit aux personnes qui sont sensibles aux ingrédients de remplissage utilisés dans certaines des versions de marque de modafinil. La dose optimale de modafinil est de 200 mg, mais cela dépend du poids corporel et de l’état de santé de chaque patient.

“O produtor precisa estar cada vez mais atento às exigências do mercado e às tendências globais de produção de proteína animal. E trabalhar a prevenção de doenças vai ao encontro disso”, finaliza.

Related posts

Setor de equipamentos participa em peso do SIAVS 2019

Mario

Aves & Suínos 360º – Summit 2022: Negócios e network serão foco da programação técnica

Mario

Arábia Saudita: Nota da ACAV sobre o credenciamento de frigoríficos de carne de aves

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais