CaféEVENTOS - DESTAQUES

ENCOFFEE 2023: Cafeicultora Flávia Lancha encerra o 1º dia com palestra sobre Sucessão Familiar

Encontro de Gestão dos Cafeicultores reuniu muitos cafeicultores, representantes de cooperativas e de empresas do setor, bem como pesquisadores e especialistas no Palácio de Cristal, em Uberlândia (MG).

O primeiro dia do ENCOFFEE – Encontro de Gestão dos Cafeicultores 2023 foi espetacular, recheado de painéis, pesquisadores e palestrantes que melhor representam a cafeicultura brasileira. Após mais de 10 horas de discussões e muito network, coube à cafeicultora Flávia Lancha, proprietária da Labareda Agropecuária, de Cristais Paulista (SP), Região da Alta Mogiana, finalizar o dia com uma brilhante palestra abordando o tema: Sucessão Familiar.

Diferentemente do que comumente vemos em eventos do agronegócio, onde são escolhidos palestrantes que abordam o tema Sucessão Familiar de uma forma “acadêmica”, apresentando informações a partir de exemplos de outras pessoas, Flávia Lancha apresentou uma palestra extremamente realista. Mostrou todas as situações pelo qual ela e o marido Gabriel Afonso Mei Alves de Oliveira vivenciaram desde o casamento, os esforços e a dedicação que tiveram desde a compra da primeira propriedade rural, como também com a criação dos filhos.

Foi extremamente realista em mostrar a importância da família como base para tudo. Que a empresa rural é muito importante, mas que a família vem sempre em primeiro lugar.

Porém, como a empresária também responsável pela marca comercial Café Labareda mesmo afirmou, “são vários os motivos que nos levaram, tanto eu quanto ao Gabriel, meu marido e parceiro comercial, a decidir por passar a administração dos nossos negócios a nossos filhos”, disse Flávia.

A empresária Também apresentou uma dica extremamente valiosa na questão Sucessão Familiar: trazer uma empresa que auxilie em questões que, muitas vezes, nem os pais , nem os filhos conseguirão resolver sozinhos, sem cada lado mostrar o seu lado pessoal. “Houve sim muita falta de conhecimento de nossa parte de como fazer a sucessão familiar. Construímos todos juntos: eu, Gabriel e todos os meus filhos. E esta empresa também nos auxiliou muito”, afirmou Flávia Lancha.

Para que haja sucesso numa Sucessão Familiar, Flávia Lancha ressalta quatro itens extremamente importantes. “Primeiro, a centralização, que não ajuda em nada. Em segundo lugar, a ausência de regras; é extremamente importante que todos os envolvidos respeitem as regras. Em terceiro lugar, o conflito de gerações; cada um tem que compreender o lado do outro. E, por fim, a transição de fachada; os envolvidos tem que compreender que a sucessão é extremamente importante”, finalizou.

Related posts

Água, tecnologia e uma pitada de pimenta: café capixaba deixa a seca para trás

Mario

BSCA divulga selecionados para a Fase Internacional do Cup of Excellence Brazil 2019

Mario

Com incentivo do Estado do Mato Grosso, indígenas ingressam no cultivo do café

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais