Encontro de Gestão dos Cafeicultores reuniu muitos cafeicultores, representantes de cooperativas e de empresas do setor, bem como pesquisadores e especialistas no Palácio de Cristal, em Uberlândia (MG).
O primeiro dia do ENCOFFEE – Encontro de Gestão dos Cafeicultores 2023 foi espetacular, recheado de painéis, pesquisadores e palestrantes que melhor representam a cafeicultura brasileira. Após mais de 10 horas de discussões e muito network, coube à cafeicultora Flávia Lancha, proprietária da Labareda Agropecuária, de Cristais Paulista (SP), Região da Alta Mogiana, finalizar o dia com uma brilhante palestra abordando o tema: Sucessão Familiar.
Diferentemente do que comumente vemos em eventos do agronegócio, onde são escolhidos palestrantes que abordam o tema Sucessão Familiar de uma forma “acadêmica”, apresentando informações a partir de exemplos de outras pessoas, Flávia Lancha apresentou uma palestra extremamente realista. Mostrou todas as situações pelo qual ela e o marido Gabriel Afonso Mei Alves de Oliveira vivenciaram desde o casamento, os esforços e a dedicação que tiveram desde a compra da primeira propriedade rural, como também com a criação dos filhos.

Foi extremamente realista em mostrar a importância da família como base para tudo. Que a empresa rural é muito importante, mas que a família vem sempre em primeiro lugar.
Porém, como a empresária também responsável pela marca comercial Café Labareda mesmo afirmou, “são vários os motivos que nos levaram, tanto eu quanto ao Gabriel, meu marido e parceiro comercial, a decidir por passar a administração dos nossos negócios a nossos filhos”, disse Flávia.
A empresária Também apresentou uma dica extremamente valiosa na questão Sucessão Familiar: trazer uma empresa que auxilie em questões que, muitas vezes, nem os pais , nem os filhos conseguirão resolver sozinhos, sem cada lado mostrar o seu lado pessoal. “Houve sim muita falta de conhecimento de nossa parte de como fazer a sucessão familiar. Construímos todos juntos: eu, Gabriel e todos os meus filhos. E esta empresa também nos auxiliou muito”, afirmou Flávia Lancha.
Para que haja sucesso numa Sucessão Familiar, Flávia Lancha ressalta quatro itens extremamente importantes. “Primeiro, a centralização, que não ajuda em nada. Em segundo lugar, a ausência de regras; é extremamente importante que todos os envolvidos respeitem as regras. Em terceiro lugar, o conflito de gerações; cada um tem que compreender o lado do outro. E, por fim, a transição de fachada; os envolvidos tem que compreender que a sucessão é extremamente importante”, finalizou.
