fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Café EVENTOS - DESTAQUES

Começa hoje o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras em Franca (SP).

A cidade de Franca (SP) será palco neste mês de outubro do maior evento brasileiro de pesquisa cafeeira. De 23 a 26 de outubro, nas dependências do Centro de Convenções do Hotel Dan Inn (Rua Alfredo Tosi, 1088, Núcleo Alpha, Franca/SP) acontecerá o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Um Dia de Campo será realizado no último dia do evento na Fazenda Experimental de Café “Alta Mogiana”, na zona urbana da cidade.

O evento tem como principal objetivo promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

Promovido pela Fundação PROCAFÉ, Consórcio Pesquisa Café/EMBRAPA Café, IAC – Instituto Agronômico (SAA-SP), UNIUBE – Universidade de Uberaba (MG) e UFLA – Universidade Federal de Lavras (MG), o 44º Congresso contará este ano com 415 trabalhos para publicação e, destes, selecionados 110 trabalhos para apresentação oral. Todos serão publicado em um livro dos anais e um CD próprio.

Além disso serão realizados, em fins de tarde três seminários, abordando os temas: “Adubação de Cafezais e Gestão de Água de Irrigação”, “Cobertura Vegetal nas Ruas da Lavoura de Café” e “Gestão de Propriedades Cafeeiras”.

Durante a abertura do evento será realizada uma apresentação sobre Atual Conjuntura Cafeeira, lançamento de duas novas variedades de café e, homenagens do Mérito Cafeeiro à personalidades ligadas ao setor cafeeiro. Ainda, será concedida a Homenagem à CO-OPADAP como Colaborada à Pesquisa do ano de 2018.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do evento acontecerá no dia 23 de outubro, a partir das 9 horas da terça-feira. Será promovido um debate sobre a atual conjuntura cafeeira. Em seguida, será realizado o lançamento de duas novas cultivares de café.

A tradicional sessão de homenagens também terá o seu espaço. Serão conferidas homenagens do ‘Mérito Cafeeiro’ em duas categorias: à personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira.

No mesmo dia, a partir das 14 horas, o espaço está reservado para a apresentação de 19 trabalhos de pesquisa. Já a partir das 17 horas, os participantes poderão conferir as novidades em irrigação na cafeicultura, no seminário: “Adubação de Cafezais e Gestão de Águas na Irrigação de Cafezais”.

Confira a relação de trabalhos a serem apresentados somente nesta terça-feira:-

1. PRAGAS DO CAFEEIRO

1.1. BICHO MINEIRO
• Eficiência no controle do Bicho Mineiro, com diferentes inseticidas em aplicações via drench. PALERMO JUNIOR, GONÇALVES, SILVA.
• Comportamento dos predadores Chrysoperla externa e Ceraeochrysa cincta consumindo Bicho-Mineiro Leudoptera coffeella. DAMI, ALVES, SILVA, OLIVEIRA, VACARI.
• Avaliação de dose, número e época de aplicação do produto via solo Spirit (flutriafol + dinotefuran) em associação com inseticidas foliares, Danimen (fenpropatrina) e Cartap (cartape) no controle do bicho mineiro em café do Cerrado Mineiro. SANTINATO, VILELA, SANTINATO, GONÇALVES, ECHARDT, ARCEDA.

1.2. OUTRAS PRAGAS E NEMATÓIDES
• Avaliação do controle de broca-do-café com o inseticida Verismo® (metaflumizone) com diferentes adjuvantes. MENDONÇA, MATIELLO.
• Estudo da eficiência de controle de inseticidas à broca-do-café. SAN JUAN, CAPATO, SULZBACH, ANDRADE, BOR-GES.
• Monitoramento da broca do café, com armadilha bio broca (cairomônio sintético) e correlação com a infestação de frutos. BENVENGA, GITZ.
• Preferência da Cochonilha-da-Roseta (Pseudococcidae) por espécies de cafeeiros (Coffea spp). SILVA, SANTA-CECÍLIA, PRADO.
• Primeira ocorrência de alta infestação de caracol em lavoura de café, em Minas Gerais. SOUZA, SILVA, CAMPOS, MATOS.
• Nematoides de galhas em lavouras cafeeiras da região do Cerrado Mineiro. TERRA, SALGADO, FANTOBENE.
• Controle de Meloidogyne exigua em cafeeeiro arabica com uso de nematicida biológico Quartzo. LIMA, COSTA, ARPINI.
• Disseminação de Planococcus citri) nas regiões produtoras de café robusta (cv. conilon) no estado do Espírito Santo. FORNAZIER, MARTINS, CHIPOLESCH, ZANUNCIO-JR, FORNAZIER, DORZENONI, FORNAZIER, BOTACIM, FERREIRA, ZANUNCIO.
• Avaliação do nematicida Nimitz 480 EC no controle de Meloidogyne exigua no cafeeiro. FARIA, UEBEL, LEMOS E BENETTI, MONTEIRO.
• Efeito de diferentes dosagens de Rizotec (Pochonia chlamydosporia pc-10) sobre o controle de nematoides e produção de cafeeiros. OTOBONI, ANSELMO, SOUZA, MARQUES, TEZOTTO, LIMA.

2. DOENÇAS DO CAFEEIRO

2.1. FERRUGEM
• Dose e parcelamento do fungicida Flutriafol no controle da ferrugem do cafeeiro. MATIELLO, LACERDA, PAIVA, BARTELEGA.
• Avaliação dos fungicidas Basf aplicados via canhão atomi-zador no controle de doenças em café Arábica. KROHLING, MATIELLO, MENDONÇA.
• Viabilidade de fertilizantes a base de cobre como preventivo a doenças do cafeeiro. SILVA, DIAS.
• Mancozeb em mistura com fungicidas no controle da Ferrugem, Cercosporiose e Mancha de Phoma do cafeeiro visando manejo de resistência, uniformidade na florada e maiores produtividades. PERARO, POZZA, KORIAMA, KAJIHARA, MEGDA, CALIARI, SOUZA, RAMOS.
• Associação de fungicida Epoxiconazole e Piraclostrobina com Aminofosfito de cobre ubyfol e adjuvante multifuncional disperse ultra para controle de ferrugem. SANTOS, COSTA, PRAZERES, OLIVEIRA, SILVA.
• Eficiência de três programas da Adama no controle das principais doenças do cafeeiro na região da Alta Mogiana. FARIA, UEBEL, LEMOS, J FILHO.
• Fungicidas cúpricos: definição, classificação, modo de ação e importância na cultura do cafeeiro. LOPES, JUNIOR, FONSECA, RAMOS.
• Efeito das aplicações de inseticidas e ou fungicida/inseticida de solo no viveiro, com posterior aplicação em campo para o controle de doenças e pragas e produtividade do cafeeiro. PAIVA, LACERDA, BARTELEGA, MATIELLO, FERNADES, CONTE.
• Glucona de cobre na substituição de hidróxido de cobre para auxilio no controle das doenças do cafeeiro – ferrugem e cercosporiose. SILVA, SANTINATO, SANTINATO, JÚNIOR.

4.5. QUALIDADE DO CAFÉ
• Efeitos da secagem lenta à sombra na qualidade da bebida do café. REIS, TEIXEIRA, TEIXEIRA.
• Cultivar de café “Arara”, campeã de qualidade. MATIELLO, ALMEIDA, DIAS, FRANCO.
• Avaliação da qualidade do café, da cultivar “Arara”, em condições da Bacia de Furnas, no Sul de Minas Gerais. MATIELLO, DIAS, PEREIRA.

17h00 – 18h30 – SEMINÁRIO – “Gestão da Água na Irrigação em Cafezais e Cobertura Vegetal nas Ruas de Cafezais”
Coordenador – André Fernandes.
Palestrantes – Prof E. Mantovani e A. Calegari

Related posts

[Davi Moscardini] – Importância dos inimigos naturais no controle do Bicho-Mineiro

Revista Attalea Agronegócios

2ª FAMCAFÉ – Na terça-feira (23/10), palestrantes abordarão os temas degustação, turismo e mercado de cafés especiais

Campeonato Brasileiro de Torra de Café ocorrerá em Curitiba (PR)

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário