Café

CNC mostra o café sustentável do Brasil em reunião da OIC

Vídeo foi produzido pelo Conselho Nacional do Café com apoio das cooperativas associadas e chamou a atenção por mostrar ao mundo o quanto a produção de café no Brasil é sustentável.

O Brasil não é apenas o maior produtor e exportador de café do mundo. O país se destaca por ter um produto de extrema qualidade, alcançado dentro dos princípios da sustentabilidade. Essa realidade foi apresentada ao mundo durante a 134ª Sessão do Conselho Internacional do Café promovido pela OIC, em Bogotá, na Colômbia.

O Conselho Nacional do Café (CNC) foi convidado a mostrar aos participantes como o fruto brasileiro tem sido produzido com foco no cuidado social, ambiental e econômico. O vídeo foi produzido pela equipe de comunicação do CNC com apoio das cooperativas associadas. O enfoque foi voltado em apresentar a realidade vivida nas lavouras. Participam do filme, famílias de produtores que contaram suas histórias de superação, mostraram suas propriedades e o quanto a questão ambiental tem sido tratada com zelo.

Projetos sustentáveis como o Consórcio Cerrado das Águas, a agricultura regenerativa e a Denominação de Origem despertaram interesse do público que acompanhou a exibição. O Programa Café Produtor de Água também ganhou destaque e foi lançado de forma oficial no exterior. Há ainda falas importantes de autoridades do setor político-cafeeiro nacional, através da participação do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, do representante do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IIC), Gabriel Delgado e do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes.

Silas Brasileiro, presidente do CNC, disse que foi um grande desafio produzir um vídeo de poucos minutos que pudesse representar a pujança do café brasileiro. “No entanto, com um esforço grande da nossa equipe e a consultoria essencial das cooperativas pudemos produzir um filme que resumisse um pouco das ações sustentáveis da cafeicultura nacional. O resultado foi o melhor possível. Ao final da reunião fomos procurados por outros países que se interessaram em visitar nosso país em busca de intercâmbio de informações”.

Para o gestor de comunicação do CNC, Alexandre Costa, o processo de construção do vídeo foi baseado no que produtores e gestores das cooperativas apresentaram como sendo fundamentais que constasse no filme. “Visitamos algumas cooperativas, associações e projetos, para ouvir in loco quais informações não podiam faltar. A partir daí, roteirizamos e nos debruçamos a fazer um vídeo em que a preocupação não fosse só a estética, mas que o conteúdo apresentasse o diferencial do café brasileiro. Agradecemos a todos que nos atenderam tão bem e comemoramos hoje o bom resultado da exibição desse material no exterior”, finalizou.  

Assista o vídeo que foi exibido na OIC

Related posts

Semana Nacional da Cafeicultura Moderna acontece de 14 a 15 de abril, em Patos de Minas (MG).

Mario

[Leslie Cruvinel] – Organomineral Customizado – “Feito na Fazenda” – Nutrição completa do cafeeiro a baixo custo

Mario

Novo distribuidor de adubo tem melhor desempenho em áreas pequenas e ruas estreitas dos cafezais

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais