Bovinos de CorteBovinos de LeiteEVENTOS - DESTAQUES

Búfalos: XIV Encontro Brasileiro de Bubalinocultores em agosto em São Paulo (SP)

Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo – ABCB promove, de 2 a 7 de agosto de 2022, o XIV Encontro Brasileiro de Bubalinocultores em São Paulo (SP), no Anfiteatro do Campus de Veterinária e Zootécnica da USP – Universidade de São Paulo, com uma programação de cursos, palestras, mostra de produtos e o Búfalo Tour, com visitação às fazendas de búfalos e laticínios. 

Fundada em 1960, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos – ABCB hoje representa 17 mil criadores em todo o Brasil, mobilizando mais de 40 mil famílias envolvidas com essa atividade. É uma entidade de Classe, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal incentivar a bubalinocultura brasileira, defendendo os interesses dos criadores de búfalos e promovendo a união de seus associados nas atividades que tenham como fim o aprimoramento técnico-científico da espécie e o incremento do mercado interno e externo.

O Brasil já concentra o maior rebanho de búfalos do Ocidente, cerca de 2 milhões de animais, o que mostra um grande potencial de mercado. Isso representa 1% do rebanho bovino, sendo 70% para corte e 30% para produção de leite. Nos últimos anos o rebanho leiteiro tem crescido a uma taxa de 45%.

Segundo Caio Vinicius Di Helena Rossato, Presidente da ABCB, a bubalinocultura é a atividade pecuária mais crescente no País nos últimos 20 anos e além de grande potencial econômico tem grande importância social. “Hoje a atividade está consolidada na transformação do leite de búfala em derivados lácteos, respeitando o meio ambiente, o bem estar animal e levando ao consumidor final produtos de excelente qualidade para a saúde”, completa.

Para preparar associados e criadores para este crescimento constante do mercado, a ABCB disponibiliza por meio de suas ações, apoio ao criador; união de pecuaristas em núcleos regionais; orientação técnica da produção; auxílio na comercialização; serviço de registros genealógicos, com desconto aos associados efetivos; desenvolvimento das provas zootécnicas; promoção de eventos como feiras, simpósios, palestras, encontros, seminários e cursos diversificados. 

Caio Vinicius Di Helena Rossato, Presidente da ABCB (Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos)

A PROGRAMAÇÃO DO XIV ENCONTRO BRASILEIRO

CURSOS

Os cursos presenciais serão realizados nos dias 2 e 3 de agosto em período integral:

– CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM DE TÉCNICOS DE REGISTRO DA ABCB – palestrantes Renato Amaral – Superintendente do SRG, Nelcio Antonio C. Tonizza – Coordenador de Cursos e Amauri Paske – Presidente do CDT. Inscrição gratuita.

– FABRICAÇÃO DE QUEIJOS DE MASSA FILADA COM LEITE DE BÚFALAS E DE QUEIJOS MATURADOS Com os mestres italianos Angelo Citro e Stefano Citro e DERIVADOS LÁCTEOS – palestrante Angelo Citro – Médico veterinário e Consultor da Universidade da Itália – Nápoles – Itália. Inscrição: R$ 1.500,00 para afiliados à ABCB e R$ 2.500,00 demais interessados.

Queijo de Corte de Búfala

PALESTRAS

As palestras acontecerão no dia 04 de agosto, com uma programação das 8 às 17 horas. Inscrição gratuita. Entre os importantes temas estão:

08:00h – Abertura e boas vindas aos participantes pela ABCB.

08:30h –  O Futuro do Agronegócio – Dr. Roberto Rodrigues – ex Ministro da Agricultura.

09:30h-  O Futuro da Pecuária do Leite no Brasil –  Geraldo Borges –  Presidente da ABRALEITE.

10:00h – O Búfalo na América – Richard Moss – Presidente da Federação Americana de Criadores de Búfalos e Presidente da Associação Paraguaia de criadores de Búfalos.

10:10h-  Marketing para Bubalinocultura – Lino Nogueira Rodrigues Filho – Professor Doutor da Universidade de São Paulo e Membro da Business Association of Latin América Studies

12:30h – Mesa redonda sobre o mercado de carnes de búfalo:

– Agregando Valor com a Charcutaria – Edson Navarro – Curato Charcutaria.

– Valorização do ciclo de Vida dos Búfalos através do processo de maturação Dryaged – Sandro Giovanonne – Matura Meat.

– Comercialização da carne de búfalo no Nordeste – Ricardo Alexandre Pessoa – Coordenador Científico da ABCB.

– Mercado da Carne de Búfalos do Estado de São Paulo – Renato Sebastiani –  Sócio Diretor do Frigorífico CowPig.

12:50h – Caio Rossato – Presidente da Associação ABCB.

13:00h – Análise sensorial de carne de búfalo –  Marcelo Coutinho CEO da Brazil Beef Quality.

MOSTRA DE QUEIJOS E CARNES DE BÚFALO:

13:30h – Apresentação de:

– Queijos de búfala de laticínios associados com degustação.

– Cortes de carne de búfalo CowPig.

BÚFALO TOUR

Búfalo Tour acontece de 5 a 7 de agosto – tendo como base as cidades de Registro, Pariquera Sul, Pilar do Sul, Alambari, São João da Boa Vista e Santo Antonio da Posse, para visitação guiada. Programação em anexo.

Caso haja interesse em participar do Búfalo Tour por gentileza comunique-se conosco rapidamente para providenciarmos a reserva. Vagas limitadas.

Reservas para a Imprensa com a Assessoria Anice Aun.

Búfala com cria.

SERVIÇO:
XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE BUBALINOCULTORES

Cursos e Palestras:
Local: Campus de Veterinária e Zootécnica da USP – São Paulo – SP Anfiteatro – Av. Prof. Orlando Marques de Paiva, 87 – Cidade Universitária.

Maiores informações e inscrições gerais pelo telefone(11) 9.5606-8077 – Marlene ou bufalo@bufalo.com.br

FONTE: Patrícia Prado – ANICE AUN ASSESSORIA DE IMPRENSA
WhatsApp: (11) 99523. 5823 – redacao@aniceaun.com.br 

Related posts

FIIB 2018: Mercado de Irrigação segue aquecido em 2018

Mario

TECNOSHOW COMIGO: Nova geração de rodas para pivô que não furam é destaque da Lindsay

Mario

Agrishow: Agricultores poderão conhecer tecnologias de agricultura de precisão no estande da Trimble

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais