Image default
ARTIGOSCafés Especiais

[André Luis Cunha] – Novos e Bons Ventos

ANDRÉ LUIS CUNHA
Cafeicultor, Diretor-Presidente da AMSC – Associação dos Produtores
de Cafés Especiais da Alta Mogiana
altamogiana@amsc.com.br

 

Dois mil e dezoito começou com novos ventos soprando a favor da Região da Alta Mogiana. Janeiro iniciou movimentado, com dois eventos importantes para o posicionamento da Região: o espaço no estande da Prefeitura de Franca/SP para a degustação dos nossos cafés especiais na Couromoda 2018 entre os dias 15 a 18; e a participação do Gabriel Borges, gestor da AMSC, como juiz no Campeonato Brasileiro de Barista, entre 25 a 28 no Rio de Janeiro/RJ.

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana tem trabalhado forte no sentido de estruturar um calendário de eventos do segmento de cafés especiais para a Região, tanto para promover e participar de ações localmente de forma a motivar e facilitar o acesso dos cafeicultores; como para ser inserida e estar presente nos principais eventos que acontecem no Brasil e no exterior.

Exemplo disso, são os eventos já programados para este ano: cursos de Classificação, Degustação e Métodos de Preparo (básico e intermediário); Fórum de Qualidade; participação no SimCafé; presença na World of Coffee em Amsterdã e na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte; Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana e organização do envio dos cafés da Região a outros concursos. Há também, outros eventos que surgem ao longo do ano, com oportunidades para levarmos a Região da Alta Mogiana cada vez mais longe.

Essa atitude está em linha com as diretrizes estratégicas adotadas pela entidade que contemplam: a) Institucional, com foco no fortalecimento da Região da Alta Mogiana como uma referência em excelência em produção de café; b) Aumento da oferta de cafés especiais da Região, através da promoção do acesso a informações, inovações e tendências dentro do segmento; e c) Acesso ao mercado, buscando a abertura de novos canais de comercialização, apoiando os associados em estratégias que objetivam criar novas oportunidades de negócios.

E o momento é oportuno para posicionar a Região da Alta Mogiana no mercado. Segundo dados da Euromonitor, o ritmo de expansão desse segmento continuará na casa de 2 dígitos até 2021; e, no Brasil, a procura nas cafeterias por cafés especiais e os acessórios para preparo em casa têm aumentado, com elevada aceitação pelo produto: o consumidor, com foco em qualidade, que experimenta o café especial dificilmente volta ao café comum. O público jovem (até 35 anos) são os que estão mais abertos ao grão de excelência e replicar a experiência da degustação em casa.

De olho nesse público, a Associação iniciou um processo de reforço na comunicação via mídias sociais, fortalecendo os pilares da marca com o propósito de orientar o público consumidor a procurar pelo “Selo de Origem e Qualidade da Região da Alta Mogiana”, que garante a procedência do café e o grão ser efetivamente especial, conforme a metodologia da SCA (Specialty Coffee Association).

E o porquê de fazermos tudo isso? Para buscar trilhar um caminho de diferenciação do produto por qualidade, que trás agregação de valor e permitirá a continuidade da cafeicultura na Região de forma sustentável, um legado a ser deixado para as futuras gerações.

Dois mil e dezoito nos sinaliza muitas coisas boas. Que o sucesso seja da Região da Alta Mogiana!

Related posts

Minasul embarca cafés especiais para a Ásia

Mario

[Arnaldo Luiz Corrêa] – Mercado do Açúcar – 03 a 07 de Dezembro 2018

Mario

Cup of Excellence 2018: Chapada de Minas e Cerrado Mineiro produzem os melhores cafés especiais do Brasil

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais