Image default
Agricultura NaturalARTIGOS

[Ana Maria Primavesi] – A cobertura do solo tropical

ANA MARIA PRIMAVESI

Engenheira Agrônoma, nascida e formada na Áustria em 1920. Foi a primeira agrônoma a afirmar que o solo tem vida. Durante seu período de faculdade a Europa enfrentava a 2ª Guerra Mundial e ela persistiu em seus estudos, determinada a estudar o solo, sua grande paixão. Casou-se com Artur Primavesi ainda na Áustria e o casal imigrou para o Brasil, onde viveram em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Ícone da Agricultura Ecológica, escreveu o livro que seria o divisor de águas na compreensão da prática natural da agricultura: “Manejo Ecológico do Solo”. Além desse, outros livros foram publicados e que foram relançados pela Editora Expressão Popular (https://www.expressaopopular.com.br/)

Contato: https://www.facebook.com/anamariaprimavesi

O mais importante no solo tropical é sua cobertura. O solo deve ser sempre coberto ou pela vegetação ou pela palha do cultivo anterior. Para evitar que o solo fique limpo e exposto, deve-se plantar uma adubação verde multiflora, quer dizer, composta de 5 a 8 diversas espécies de plantas.

Em cultivos com espaçamento largo, deve-se considerar a consorciação. Em cafezais ou pomares como de citrus, as entrelinhas sempre devem estar com sua vegetação de modo que possam ser roçadas de vez em quando, jogando a massa verde sobre as faixas de plantio.

Nunca se devem retirar os restolhos e palha do cultivo anterior do campo agrícola porque a vida do solo necessita de alimentação. As bactérias que vivem da decomposição de matéria orgânica são benéficas. Elas tiram sua energia do carbono da matéria orgânica. Entre estas, encontram-se também as bactérias que agregam o solo. Se um torrão de terra se rompe e apresenta as faces lisas, é certo que recebeu pouca ou nenhuma matéria orgânica. Então, o solo decai.

Existem bactérias anaeróbias que tiram sua energia da transformação de ligações de minerais como o Thiobacter, Nitrobacter, etc. Estes são capazes de transformar nutrientes em substâncias tóxicas, como o trióxido de enxofre (SO3) em gás sulfídrico (H2S), gás carbônico (CO2) em metano (CH4), manganês nutritivo (Mn3+) em manganês tóxico (Mn2+) e etc., que, em sua maior parte, não beneficiam as plantas. Mas existem bactérias fotossintéticas que tiram sua energia vital, cindindo a água em presença de luz (360 calorias) e que fixam nitrogênio. Há fixadores de nitrogênio que vivem em simbiose com as raízes, como nas leguminosas e outros que têm vida livre, como o Azotobacter, quando dispõem do açúcar formado pelos decompositores de palha como alimento.

Existem algas verde-azuladas ou Cianófitas, que fotossintetizam sua matéria orgânica e que fixam, em parte, o nitrogênio. E, finalmente, há as bactérias que são parasitas de plantas quando estas estão deficientes em algum nutriente e que fixam nitrogênio para a planta quando está bem nutrida como, por exemplo, Pseudomonas, que atacam o fumo quando lhes falta potássio.
Há bactérias muito importantes como: as celulolíticas, que produzem uma espécie de geléia e ácidos poliurônicos, os quais estabilizam os agregados formados por atração química e agregados maiores.

Os agregados do solo que formam os poros por onde entram ar e água somente têm estabilidade durante 2 a 3 meses. Eles precisam ser protegidos pela vegetação ou por uma camada de palha e recuperados depois da colheita. Por isso, a matéria orgânica deve ser fornecida ao solo periodicamente. Sua função principal não é fornecer nutrientes ou nitrogênio, mas agregar o solo e formar poros. Sem os poros, a água da chuva escorre, há erosão e enchentes, mas, por outro lado, o nível freático não é mais abastecido: secam os poços, cacimbas e rios. Para conservar nossa água potável, necessitamos de matéria orgânica na superfície dos solos. Portanto, a matéria orgânica nunca deve ser enterrada.

Related posts

[Pedro Christoffoleti] – O futuro da biotecnologia e o desafio no controle de plantas daninhas

Mario

[Fundação PROCAFÉ] – Cafeeiros novos, tombados pelo vento, exigem cuidados especiais.

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais