Durante a feira, Sindicato Rural de Franca (FAESP/SENAR-SP), em parceria com SEBRAE-SP, realizará workshops com os temas: certificação, exportação, protagonismo das mulheres no agro e consumidor final.
De 12 a 14 de março, toda a Cadeia Produtiva do Agronegócio Café do Brasil tem um compromisso marcado: visitar, conferir as novidades e participar dos eventos que acontecerão durante a 4ª ALTA CAFÉ – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana – evento programado a acontecer mais uma vez no Clube de Campo da Franca, município de Restinga (SP), Região da Alta Mogiana.
Em praticamente quatro anos de existência, a ALTA CAFÉ tornou-se referência no setor por diferenciar de outras feiras pela “liberdade de negócios” oferecida às empresas expositoras. “Desde a sua criação, a proposta da Comissão Organizadora da ALTA CAFÉ é a de proporcionar aos visitantes cafeicultores a facilidade de encontrar, em único espaço de negócios, as principais empresas da cadeia produtiva da cafeicultura e em todas as etapas da produção do café. Com liberdade de negociações e com a presença das principais instituições financeiras parceiras do cafeicultor”, explicou José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca e também presidente da ALTA CAFÉ.
O Evento da Cafeicultura chega neste ano em sua 4ª edição com novo layout, áreas diferenciadas, workshops e muita tecnologia. “Neste ano, a ALTA CAFÉ reunirá mais de 100 expositores de todas as etapas da cadeia e mais de 200 marcas participantes. Haverá desde mudas para lavoura de café, insumos químicos e biológicos, sistemas e equipamentos de irrigação, energia solar, agricultura de precisão, máquinas, implementos, equipamentos, peças e acessórios agrícolas. Também foi priorizado o público consumidor final, com atividades relacionadas ao preparo da bebida e comercialização de cafés especiais”, afirmou Engº Agrº Carlos Arantes Corrêa, coordenador da feira.
NOVIDADES
A 4ª ALTA CAFÉ está preparando algumas novidades para os três dias evento. A primeira será na localização dos expositores com grandes maquinários. “Eles ficarão em áreas mais amplas, com maior visibilidade e totalmente cobertas, permitindo melhor circulação dos visitantes, além de maior comodidade. A proposta é que todos os expositores fiquem alinhados, em ruas planas e setorizadas, sob tendas de lona protegendo as equipes de vendas e os visitantes da ação de sol e chuvas.
Outra novidade é um estúdio mais amplo da Rádio Feira que ganhará uma sala de imprensa para melhor recepcionar os profissionais de imprensa em trabalho durante a feira e uma estrutura inovadora, com episódios diários do Podcast Alta Café (parceria organizada com brilhantismo com a LEON PRODUTORA) e uma programação especial focada em mostrar o que acontece durante o evento. “Ao final da última edição da feira, reunimos a diretoria e analisamos os prós e contras. E concordamos que era necessário mudar novamente o layout em alguns setores. Já com relação à Rádio Feira foi um projeto que deu certo e iremos ampliar agora em 2024 com muitas novidades. Tudo para privilegiar a divulgação do trabalho dos expositores”, revela Mendonça.
Nesta edição, a feira contará novamente com a presença como sempre com um estande referência, além do patrocínio da Dedeagro, uma das principais e mais longevas revendas agropecuárias instaladas na Região da Alta Mogiana. Dentre as empresas expositoras, destacamos algumas por ser a primeira vez que participam.
Uma novidade será a participação do PALÁCIO DAS FERRAMENTAS, empresa referência, sediada em Franca (SP), que dispõe de uma completa linha de ferramentas, máquinas, equipamentos, acessórios e EPI’s para os mais diversos setores da economia, como agroindústria, indústria e serviços.
Nesta mesma linha de produtos, destaque também para a participação da FUZIL FERRAMENTAS (Vargem Grande do Sul/SP), um sólido grupo brasileiro com atuação na área industrial e também na área comercial atacadista, distribuindo e representando as melhores marcas de ferragens, ferramentas.
Já a PALMAFLEX, empresa sediada em Campinas (SP), é uma empresa de tecnologia e tem por destaque a sua Plataforma de Internet das Coisas (IoT) 100% nacional, dotada de telemetria própria, podendo ser acoplada a sensores de diferentes finalidades de coleta de dados, gateways e interface web/mobile para visualização de dashboards e geração de relatórios.
Ainda no setor tecnologia, destacamos a NEXDRONES, empresa sediada em Franca (SP), não só capacita os profissionais agrícolas com equipamentos poderosos. Mas também fornece soluções inteligentes que economizam tempo e aumentam o fluxo de trabalho, beneficiando uma ampla gama de clientes, desde agricultores e produtores a agências de serviço e cooperação agrícolas.
Destaque, também, para a SELVATECH LEVEDURAS, empresa que produz leveduras selvagens e exclusivas, aplicadas diretamente no grão de café para regular e controlar a fermentação natural, contribuindo para aprimorar, refinar e sofisticar a nota dos aromas e sabores do café.
A empresa PLENO POT participa pela segunda vez da ALTA CAFÉ. Priorizando o meio ambiente, a empresa presta serviços na produção de paperpots (tubetes biodegradáveis), todos 100% biodegradáveis, variando de 1 mês a 12 meses o tempo de degradação. em forma cilíndrica onde a semente, estaca, bulbo, rizoma ou rebolo é acondicionado proporcionando o meio ideal para seu desenvolvimento até o transplante.
Com relação a um tema extremamente inovador, destacamos duas empresas que participam pela primeira vez da ALTA CAFÉ.
A BIOMULTI, empresa com sede em Janaúba (MG) mas que em breve inaugurará laboratório na cidade de Franca (SP), é uma empresa especializada na produção de microrganismos “On Farm” com uma tecnologia que respeita as normas de fabricação de bioinsumos, o que garante aos nossos clientes um produto com excelente qualidade.
Já o GRUPO INNOVAR, com sede em Uberaba (MG), é uma empresa especializada em soluções para produção de bioinsumos de uso próprio em propriedades rurais on-farm.
Dentre as novidades nesta edição, destaque para as empresas de maquinários e insumos: da GTM Máquinas, Tritucap, Agrichem, Vittia, Campos Solo, Lubrax e duas empresas de calçados: Nelson Butinas e Cla Cle.
Com relação às instituições financeiras, com novidades em linhas de financiamento diferenciadas, destaque para a Carreta do Banco do Brasil, Carreta do Sicoob Credicitrus e para o estande do Sicoob Credimogiana.
A Cresol e o Sicoob CrediAgro, pela primeira vez, participarão da ALTA CAFÉ. Uma oportunidade única para os cafeicultores.
WORKSHOPS
A principal novidade, porém, será a realização de atividades interativas com o público visitante. “Com o aval da diretoria da AEAGRO, nós da Comissão Organizadora nos desdobramos para formalizarmos parcerias institucionais, criar, planejar e organizar atividades interativas que atendam ao interesse do cafeicultor durante a feira. O protagonismo das mulheres, o consumidor final e o mercado externo foram os temas escolhidos. Procuramos, com isto, criar uma edição mais abrangente, ampliando as oportunidades do visitante em conhecer mais do que as tecnologias em máquinas e implementos, insumos para a cafeicultura dos mais diversos, consultorias e serviços. Mas, também, capacitação, casos de sucesso, negócios em cafés especiais”, explicou Carlos Arantes, coordenador da feira.
Assim, destacamos que o Sindicato Rural de Franca (FAESP/SENAR-SP), em parceira com o SEBRAE-SP realizará três workshops durante a 4ª ALTA CAFÉ. O primeiro acontecerá no dia 12 de março, com inscrições antecipadas, onde serão abordados temas relacionados à importância da Certificação ESG na Cafeicultura, visando, principalmente, a exportação para União Européia, Japão e Estados Unidos. Destaque para a apresentação do Engº Agrº Francisco José Mitidieri (MAPA), que abordará o tema “Critérios e Procedimentos para Obtenção de Certificação na Cafeicultura”. Mitidieri responde por Indicações Geográficas (IG) e Marcas Coletivas (MC) na SFA-SP, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além disto, é o coordenador do Fórum Paulista de Indicação Geográfica e Marca Coletiva.
É necessário inscrição antecipada.
📝 Inscrições Workshop ESG:- https://forms.gle/6k9XeTNZpCxFdY2QA
WORKSHOP ESG – CONFIRA PROGRAMAÇÃO E CRONOGRAMA
10:00 – abertura do evento
12:00 – almoço
13:30 – Manejo Alternativo de Pragas e Doenças na cafeicultura seguindo práticas de sustentabilidade de ESG
– Palestrante: Osmar de Almeida Junior (SAA/SP-CATI)
14:10 – Critérios e Procedimentos para Obtenção de Certificação na Cafeicultura
– Palestrante: Francisco José Mitidieri (MAPA)
14:50 – Exportação de Café Especial e Situação atual da demanda internacional
Palestrante: Elder Moscardini (Café Moscardini)
15:30 – coffee-break
16:30 – Novas variedades de café para o Estado de SP focando a região da Alta Mogiana
Palestrante: Julio Cesar Mistro (IAC – Centro de Café “Alcides Carvalho”)
17:10 – Orientações sobre o processo de exportação e como o SEBRAE pode auxiliá-lo.
Palestrante: Marcos Francisco Stahl (SEBRAE-SP)
18:00 – final do evento
No segundo workshop, a Comissão Organizadora realizará um evento voltado ao Protagonismo Feminino na Agricultura, em especial a cafeicultura. “Durante todo o dia 13 de março, quarta-feira, acontecerá o workshop Mulheres no Agro, onde serão realizadas atividades interativas com as cafeicultores e demais visitantes, abordando temas como crédito para mulheres; sucessão familiar; casos de sucesso em universo que antes era restrito aos homens; oficina de vendas”, explicou José Henrique Mendonça.
É necessário inscrição antecipada.
📝 Inscrições Workshop Mulheres no Agro: https://forms.gle/ZVj4Lf2mzidxZQY76
WORKSHOP MULHERES NO AGRO – CONFIRA PROGRAMAÇÃO E CRONOGRAMA
9:00 -> Café da Manhã
9:40 -> Abertura e Apresentações dos Grupos e Associações
– Iroá Arantes: (Sebrae-SP)
– Samanta Maria Faleiros Correa (Cerejas do Café)
– Bruna Malta (Aliança Internacional das Mulheres do Café)
– Juliana Paulino da Costa Mello (Mundo Mulher Café)
– Lila Crespo (Mulheres do Brasil)
– Daniela Tosi (Conselho da Mulher Empreendedora – ACIF)
10:30 -> Apresentação: Protagonismo Feminino – Do empreendedorismo ao acesso ao crédito no campo
– Juliana Farah: Semeadoras do Agro (FAESP/SENAR-SP)
12:00 -> Intervalo para Almoço
13:30 -> Mesa Redonda: Sucessão Familiar
– Thamara Mendes Araujo Candido (Minerão Shop Car)
– Bruna Malta (Olinto Café)
– Flávia Olivito Lancha Alves de Oliveira (Labareda Agropecuária)
15:00 -> “Elas no Campo”: A Mulher no Universo de Compra e Venda de Café e de Máquinas Agrícolas
– Ananda Bernardes (Olimáquinas – LS Tractor) = Consultora de Vendas de Máquinas Agrícolas
– Angélica Alves (Cocapil) = Negócios e Classificação em Cafés
– Isabela Santos (Oimasa – Massey Ferguson) = Vendedora de Peças e Operadora de Máquinas
– Gesiani de Freitas (Sami Máquinas – Agritech) = Consultora de Vendas Externas
15:30 -> Coffee-break
16:00 -> Oficina Sebrae Delas: Como fazer um Pitch de Vendas que encante seus clientes
– Izabela Bérgamo (Gestora de Projetos Sebrae Franca)
17:00 -> Encerramento
“ESPAÇO CAFÉ”: CAFEICULTOR, CONSUMIDOR FINAL E CAFÉS ESPECIAIS
A terceira atividade programada pelo Sindicato Rural (FAESP/SENAR-SP), abordará o tema: Análise Sensorial e Consumidor Final. A Comissão Organizadora planejou um espaço próprio para recepcionar marcas de cafés e atividades voltadas ao público consumidor final como forma de promover o encontro de amantes do café, empresas com marcas próprias de cafés de qualidade da região, cafeterias e outras empresas do setor.
Trata-se do Espaço Café, estrutura que será alocada no Salão do Clube de Campo, em espaço amplo, climatizado e que abrigará atividades como: cafeterias, estandes com marcas de cafés, classificação, torrefação e um workshop que abrangerá o tema: Métodos Populares de Preparo de Café em Casa.
Mas, não somente os consumidores finais serão privilegiados no Espaço Café. A primeira atividade terá como foco principal o cafeicultor, que poderá levar amostras do seu café para serem analisados e classificados sensorialmente, sem custos, pelos especialistas: Julio Ferreira e Guilherme Dias (DOCA COMPLEXO CAFEEIRO), com o apoio da CARMOMAQ,
“A partir do trabalho de análise sensorial de amostras realizada por um provador renomado, os cafeicultores poderão identificar a qualidade do seu café. Tudo isto contando com equipamentos de ponta, da DOCA e da CARMOMAQ. Será uma forma de orientar e estimular os cafeicultores da nossa região, com uma atividade totalmente diferenciada, que ninguém ainda fez. Ao mesmo tempo, proporcionar ao público visitante consumidor – que ainda não compreende os procedimentos realizados na obtenção de cafés de qualidade – a visualização de todo o processo, ao vivo”, explicou José Henrique Mendonça.
“As amostras dos cafeicultores serão recebidas nos dias 12 e 13 de março até as 11h no “Espaço Café”. As rodadas de cupping (provas) serão realizadas nos dias 13 e 14 de março a partir das 15h”, explicou Luciana Nunes, diretora de marketing da 4ª ALTA CAFÉ.
Além disto, como forma de contribuir com os amantes de café de qualidade e com todo o público consumidor interessado em adquirir algumas das principais marcas de café da Região da Alta Mogiana, a Comissão Organizadora organizará um local onde as marcas de café estarão em exposição, poderão ser comercializados, além daquela maravilhosa degustação.
Especificamente no dia 14 de março, os Organizadores pretendem realizar um Workshop abordando o tema: “Métodos Populares de Preparo de Café em Casa“. “A proposta é fazer com o que o público visitante aprenda as boas práticas do dia-a-dia e algumas variáveis para melhorar suas receitas no preparo de cafés, através dos métodos mais populares como: Prensa Francesa, Mellita e Cafeteira Moka Italiana. Será ministrado pela equipe da DOCA CAFÉS, sobre o comando de Júlio Ferreira e Guilherme Dias, em dois horários pré-definidos: dia 14/03 (quinta-feira) nos seguintes horários: 10h e 15h. Importante ressaltar: não será necessária inscrição prévia”, orientou Luciana Nunes, diretora de marketing da 4ª ALTA CAFÉ.
CONHEÇA OS PROFISSIONAIS QUE ESTARÃO NO “ESPAÇO CAFÉ”:
Júlio Ferreira
- Q Grader (Avaliador de qualidade)
- Barista
- Mestre de torras
- Consultor de qualidade em pós colheita de café
- Juiz em concursos de qualidade de cafés, nacionais e internacionais.
- Membro da diretoria da AMSC (Associação do Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana)
- Diretor Mogiana Assessoria em Cafés
- Sócio fundador Doca Complexo Cafeeiro
Guilherme Dias
- Empreendedor
- Mestre de Torra
- Barista
- Consultor de Negócios de Café
- Produtor Rural
- Diretor financeiro AMSC (Associação do Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana)
- Sócio fundador Doca Complexo Cafeeiro
Carlos Henrique
- Classificador e degustador de café
- Classificador BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais)
- Juiz Nacional e Internacional do principal concurso de qualidade de café BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais)
- Campeão Brasileiro de Cup Tasters
CAFETERIAS
Outro ponto de destaque no “Espaço Café”, durante a feira, será a participação da primeira e uma das principais cafeterias da Região da Alta Mogiana: a OLINTO CAFÉ. “A Olinto é a primeira e mais aconchegante cafeteria da Região da Alta Mogiana. Um lugar onde os melhores cafés, acompanhamentos fantásticos e as histórias mais legais se encontram. Será um ponto de referência, de encontro para aqueles visitantes que já conferiram todas as novidades dos mais de 100 estandes da feira e querem descansar apreciando os melhores cafés”, afirmou Carlos Arantes.
PRINCIPAIS DESTAQUES DA FEIRA
Os visitantes da 4ª ALTA CAFÉ poderão conhecer de perto as principais tecnologias para a sua lavoura de café.
Dentre as grandes revendas agropecuárias, destaque para a Dedeagro, Casa do Café, Casa do Adubo, Santamélia Agropecuária.
Já dentre as grandes máquinas e implementos, já garantiram presença: A.Alves (New Holland), Agro PL, Oimasa (Massey Ferguson), Olimáquinas (LS Tractor), Robusta Tratores (Yanmar Solis), Sami Máquinas (Agritech), Tracan Máquinas (Case iH), Tracbel Agro (John Deere), Oxbo Colhedoras, Matão Equipamentos, VN Máquinas, GTM Máquinas, SWZ Máquinas, MIAC, Metalfen, Marispan, Jacto, Redivo, Dryeration, Kamaq, Cool seed, Agroleite, Minami, Tritucap e SC Máquinas e Implementos,
ESTANDES INSTITUCIONAIS
Com a proposta de fortalecer as parcerias institucionais na feira, bem como promover a divulgação de todos os trabalhos desenvolvidos em prol da cafeicultura na Região, a Comissão Organizadora da 4ª ALTA CAFÉ fez o convite e os visitantes poderão conferir, de perto, os trabalhos realizados pela Fundação Experimental do Café da Alta Mogiana e da Fundação Procafé (entidades responsáveis pela pesquisa cafeeira na região); da ETEC Profº Carmelino Corrêa Jr. (o único curso em cafeicultura do Estado de São Paulo); bem como da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (através do EDR – Franca e o EDA-Franca).
ABERTURA OFICIAL
Diversas autoridades nacionais e estaduais, além das autoridades representativas do setor são aguardadas para a Solenidade de Abertura da 4ª ALTA CAFÉ, que acontecerá no dia 12 de março, às 10 horas.
Ainda em 2023, o presidente da ALTA CAFÉ, José Henrique Mendonça fez questão de convidar oficialmente: Tarcísio de Freitas (Governador de São Paulo) e Guilherme Piaí (Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo). Além deles, foi convidado também Guilherme Campos (Superintendente de Agricultura e Pecuária, titular representante do Ministério da Agricultura e Pecuária/MAPA), que confirmou agora em fevereiro de 2024 a sua presença na solenidade de abertura.
Além destas autoridades, várias outras também já foram convidados, como Tirso Meirelles (presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo-FAESP) e Manoel Henrique Farias Ramos (presidente do SEBRAE-SP).
A FEIRA
Para os interessados em visitar a 4ª ALTA CAFÉ, os organizadores informam que a feira tem entrada e estacionamentos gratuitos e todas as condições para que o visitante permaneça o dia todo no evento. Além da diversidade de produtos e serviços que o visitante poderá conferir, a feira disponibiliza também um restaurante a preços e cardápio de qualidade, assim como uma série de food trucks, com oferta de variedade de alimentos.