Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES Política Agrícola

20ª FEACOOP: Dória e Junqueira inauguram novos investimentos em Bebedouro (SP)

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, esteve nesta segunda-feira (29/07), ainda em comemoração ao Dia do Agricultor, ao lado do governador João Doria cumprindo agenda na região de Bebedouro (SP).

O primeiro compromisso foi o lançamento da pedra fundamental do novo empreendimento da Cargill, que representará um investimento de R$ 500 milhões na região. O empreendimento deverá operar a partir de 2021.

A fábrica instalada em Bebedouro (SP), utilizará o bagaço proveniente de laranja lima e limão para produzir a Pectina HM, um agente texturizante utilizado no setor alimentício. Para produzir, a Cargill comprará o bagaço de laranja lima e limão da LDC Citrus para a retirada da pectina. A produção de pectina na fábrica em Bebedouro terá como destino a indústria brasileira e exportação para Estados Unidos, China e demais países da Ásia.

Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no lançamento da Pedra Fundamental da Cargill em Bebedouro (SP). (Créditos: Governo do Estado de São Paulo)

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo, Junqueira, destacou que empreendimentos como o da Cargill são fundamentais para o crescimento do PIB paulista. “O PIB Paulista avançou 0,9% em maio, puxado pela agropecuária paulista. O setor é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das cidades do interior. Movimenta a economia, gerando empregos e renda. Renda esta que movimenta o setor de serviços. É o agro que traz o desenvolvimento socioeconômico nas cidades do interior”.

Para Junqueira, é preciso fazer de São Paulo um dos principais e mais competitivos ecossistemas agro do mundo, garantindo a segurança dos produtos e processos, valorizando o produtor e empreendedor rural e promovendo o desenvolvimento rural sustentável. “É nesse caminho que todos devemos trabalhar e que temos trabalhado, desde o primeiro dia de mandato, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Recentemente, criamos o programa Cidadania no Campo 2030. É um planejamento estratégico que busca o desenvolvimento do estado de SP por meio do agronegócio”, disse o secretário.

O cidadania olha para toda a população do campo, pensando na infraestrutura, gestão e tecnologia necessárias para a população morar no campo, produzir, distribuir e comercializar seus produtos.

“A Cargill se insere no Polo de Desenvolvimento em Bebedouro com quase mil empregos durante a obra e mais de 120 empregos diretos de alta qualificação na operação e funcionamento da fábrica”, declarou Doria. O Governador destacou também a aplicação de equipamentos de ponta no agronegócio paulista.  “Tecnologia e oportunidade em cadeia para todo cinturão da laranja. Isso vai vitalizar a indústria e melhorar as condições. Quem produz laranja, agora terá mais uma oportunidade com a venda do bagaço para fazer pectina”.

20ª FEACOOP 

Na região, o Governador João Dória e o secretário Gustavo Junqueira também participaram da abertura da Feira de Agronegócios Coopercitrus (Feacoop), que completa 20 anos e traz o tema de Tecnologia e Sustentabilidade.

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa da FEACOOP. Local: Bebedouro -SP. Data: 29/07/2019 Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Secretário ressaltou que “o sucesso do agronegócio e os seus ganhos de produtividade dependerão crucialmente de tecnologia e inovação, dos investimentos em infraestrutura e das condições de financiamento. Do mesmo modo que tivemos, durante o período que conhecemos como Revolução Verde, a tecnologia como ponto protagonista, só avançaremos e atenderemos as demandas futuras com o aumento da produtividade e sustentabilidade por meio da tecnologia”.

Na ocasião, foi assinado o contrato para início das atividades da Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro, conhecida como Fundação Coopercitrus Credicitrus, que funcionará na Estação Experimental de Agricultura de Bebedouro e formará profissionais no curso técnico de Agronegócio e no curso superior tecnológico de Big Data no Agronegócio.

Baseado nos princípios do cooperativismo, a Fundação Coopercitrus Credicitrus é uma parceria das cooperativas, com o Governo do Estado e Centro Paula Souza (CPS), por meio da Escola Técnica (Etec) e Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Bebedouro, para formar capital humano capacitado.

Gustavo Junqueira discursa na solenidade de abertura da 20ª FEACOOP, em Bebedouro (SP). (Créditos: Governo do Estado de São Paulo)

Para Gustavo Junqueira as cooperativas, bem como o Estado, devem focar na melhoria dos processos de gestão e na sua disseminação, incluindo o treinamento e a capacitação de seus cooperados. “Gestão é tecnologia. Os cursos anunciados levarão tecnologia de gestão para os produtores. Gestão esta que é fundamental para o desenvolvimento do setor, para transformar os pequenos e médios produtores rurais em empreendedores e empresários rurais, aumentar a produtividade, gerar renda e empregos.”

 “É isso que o Brasil precisa: termos competitividade com a tecnologia. Ao invés de reclamar, trabalhar. Ao invés de chorar, inovar. Isso faz a diferença para a competitividade.”, declarou o Governador João Doria, expondo que ficou positivamente surpreendido com o que viu durante a Feira e as tecnologias existentes. Sobre a sustentabilidade ambiental, o governador ressaltou a visão moderna de que produção e proteção andam juntas. “O homem do campo não vive sem a natureza. E a natureza está sendo protegida pelo homem do campo”, disse João Doria durante o seu discurso.

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa da FEACOOP, em Bebedouro (SP). (Créditos: Governo do Estado de São Paulo)
Powered by Rock Convert

Related posts

Fertilizantes passam a ter registro automático

Fertiláqua participa de Dia de Campo na Feira Nacional do Amendoim

Revista Attalea Agronegócios

Leite: Instruções Normativas nº 76 e 77 entram em vigor em maio

Deixe um comentário