Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES Política Agrícola

20ª FEACOOP: Dória e Junqueira inauguram novos investimentos em Bebedouro (SP)

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, esteve nesta segunda-feira (29/07), ainda em comemoração ao Dia do Agricultor, ao lado do governador João Doria cumprindo agenda na região de Bebedouro (SP).

O primeiro compromisso foi o lançamento da pedra fundamental do novo empreendimento da Cargill, que representará um investimento de R$ 500 milhões na região. O empreendimento deverá operar a partir de 2021.

A fábrica instalada em Bebedouro (SP), utilizará o bagaço proveniente de laranja lima e limão para produzir a Pectina HM, um agente texturizante utilizado no setor alimentício. Para produzir, a Cargill comprará o bagaço de laranja lima e limão da LDC Citrus para a retirada da pectina. A produção de pectina na fábrica em Bebedouro terá como destino a indústria brasileira e exportação para Estados Unidos, China e demais países da Ásia.

Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no lançamento da Pedra Fundamental da Cargill em Bebedouro (SP). (Créditos: Governo do Estado de São Paulo)

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo, Junqueira, destacou que empreendimentos como o da Cargill são fundamentais para o crescimento do PIB paulista. “O PIB Paulista avançou 0,9% em maio, puxado pela agropecuária paulista. O setor é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das cidades do interior. Movimenta a economia, gerando empregos e renda. Renda esta que movimenta o setor de serviços. É o agro que traz o desenvolvimento socioeconômico nas cidades do interior”.

Para Junqueira, é preciso fazer de São Paulo um dos principais e mais competitivos ecossistemas agro do mundo, garantindo a segurança dos produtos e processos, valorizando o produtor e empreendedor rural e promovendo o desenvolvimento rural sustentável. “É nesse caminho que todos devemos trabalhar e que temos trabalhado, desde o primeiro dia de mandato, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Recentemente, criamos o programa Cidadania no Campo 2030. É um planejamento estratégico que busca o desenvolvimento do estado de SP por meio do agronegócio”, disse o secretário.

O cidadania olha para toda a população do campo, pensando na infraestrutura, gestão e tecnologia necessárias para a população morar no campo, produzir, distribuir e comercializar seus produtos.

“A Cargill se insere no Polo de Desenvolvimento em Bebedouro com quase mil empregos durante a obra e mais de 120 empregos diretos de alta qualificação na operação e funcionamento da fábrica”, declarou Doria. O Governador destacou também a aplicação de equipamentos de ponta no agronegócio paulista.  “Tecnologia e oportunidade em cadeia para todo cinturão da laranja. Isso vai vitalizar a indústria e melhorar as condições. Quem produz laranja, agora terá mais uma oportunidade com a venda do bagaço para fazer pectina”.

20ª FEACOOP 

Na região, o Governador João Dória e o secretário Gustavo Junqueira também participaram da abertura da Feira de Agronegócios Coopercitrus (Feacoop), que completa 20 anos e traz o tema de Tecnologia e Sustentabilidade.

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa da FEACOOP. Local: Bebedouro -SP. Data: 29/07/2019 Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Secretário ressaltou que “o sucesso do agronegócio e os seus ganhos de produtividade dependerão crucialmente de tecnologia e inovação, dos investimentos em infraestrutura e das condições de financiamento. Do mesmo modo que tivemos, durante o período que conhecemos como Revolução Verde, a tecnologia como ponto protagonista, só avançaremos e atenderemos as demandas futuras com o aumento da produtividade e sustentabilidade por meio da tecnologia”.

Na ocasião, foi assinado o contrato para início das atividades da Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro, conhecida como Fundação Coopercitrus Credicitrus, que funcionará na Estação Experimental de Agricultura de Bebedouro e formará profissionais no curso técnico de Agronegócio e no curso superior tecnológico de Big Data no Agronegócio.

Baseado nos princípios do cooperativismo, a Fundação Coopercitrus Credicitrus é uma parceria das cooperativas, com o Governo do Estado e Centro Paula Souza (CPS), por meio da Escola Técnica (Etec) e Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Bebedouro, para formar capital humano capacitado.

Gustavo Junqueira discursa na solenidade de abertura da 20ª FEACOOP, em Bebedouro (SP). (Créditos: Governo do Estado de São Paulo)

Para Gustavo Junqueira as cooperativas, bem como o Estado, devem focar na melhoria dos processos de gestão e na sua disseminação, incluindo o treinamento e a capacitação de seus cooperados. “Gestão é tecnologia. Os cursos anunciados levarão tecnologia de gestão para os produtores. Gestão esta que é fundamental para o desenvolvimento do setor, para transformar os pequenos e médios produtores rurais em empreendedores e empresários rurais, aumentar a produtividade, gerar renda e empregos.”

 “É isso que o Brasil precisa: termos competitividade com a tecnologia. Ao invés de reclamar, trabalhar. Ao invés de chorar, inovar. Isso faz a diferença para a competitividade.”, declarou o Governador João Doria, expondo que ficou positivamente surpreendido com o que viu durante a Feira e as tecnologias existentes. Sobre a sustentabilidade ambiental, o governador ressaltou a visão moderna de que produção e proteção andam juntas. “O homem do campo não vive sem a natureza. E a natureza está sendo protegida pelo homem do campo”, disse João Doria durante o seu discurso.

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa da FEACOOP, em Bebedouro (SP). (Créditos: Governo do Estado de São Paulo)
Powered by Rock Convert

Related posts

Agricultura SP lança primeira semente de milho selecionada exclusivamente para produção orgânica no Brasil

Revista Attalea Agronegócios

SIC 2019: Fórum debate sustentabilidade social, ambiental e econômica na cafeicultura

Revista Attalea Agronegócios

Concurso Aroma BSCA 2018: Pinhalense premia vencedores

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário